ANÁLISIS COMPARATIVO ENTRE MÉTODOS DE DIMENSIÓN DE PAVIMENTOS FLEXIBLES. ESTUDIO DE CASO: CARRETERA MUNICIPAL BOA ESPERANÇA EN CAMPINAS-SP

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/engurbdebate.v5i1.123

Palabras clave:

Pavimentos flexibles, Métodos de dimensionamiento, Planificación y gestión urbana

Resumen

El presente estudio tiene como objetivo realizar análisis comparativos entre tres métodos de dimensionamiento de pavimentos flexibles, mostrando propuestas más viables económica y ambientalmente para la implementación del pavimento de la Carretera Municipal Boa Esperança, ubicada en el municipio de Campinas-SP. Se considerarán las Normas Técnicas vigentes para los diferentes tipos de diseño, en la selección de materiales que compondrán las capas de las estructuras propuestas y, además, en la evaluación del uso potencial de materiales naturales, mezclas in situ y mezclas maquinadas. Se realizaron levantamientos, toma de muestras de suelo, pruebas de laboratorio, análisis geotécnico y estadístico de resultados de pruebas, determinación del número de N previsto para la vía, dimensionamiento de estructuras de pavimento, análisis mecanísticos, estimación de costos para cada una de las estructuras y comparativos.

Biografía del autor/a

Diego de Oliveira Martins, Universidad Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista/UNESP (2009), mestrado (2013) e doutorado (2019) em Ciências pela Engenharia de Transportes da Universidade de São Paulo/USP e a segunda graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Central Paulista/UNICEP (2022). Trabalhou como Professor Substituto (2019-2021) e Professor Voluntário (2021-2022) na Universidade Federal de São Carlos/UFSCar e Professor Efetivo do Magistério Superior na Universidade Federal de Uberlândia/UFU (2022-2023). Atualmente é Professor Efetivo do Magistério Superior da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar (2023), Professor do Programa de Pós-Graduação em Infraestrutura Urbana/PPGIU (2019) e Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana/PPGEU (2023), onde trabalha com ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Geomática e Engenharia de Transportes, com ênfase em Topografia, Geodésia, Sensoriamento Remoto, Fotogrametria, Sistema de Informação Geográfica, Geoprocessamento, Monitoramento de estruturas, Controle de qualidade, Planejamento e Infraestrutura de transportes.

Francis Massashi Kakuda, Universidad Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Geotecnia pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é servidor federal pela Universidade Federal de São Carlos ? UFSCar, no cargo de Professor do curso de Engenharia Civil (Deciv-UFSCar). Tem experiência na área de engenharia civil, com ênfase em Infraestrutura de Transportes, geotecnia e aplicações de geossintéticos em obras de engenharia civil.

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Publicado

2024-07-24

Cómo citar

Ramos Paixão, R. ., de Oliveira Martins, D., & Massashi Kakuda, F. (2024). ANÁLISIS COMPARATIVO ENTRE MÉTODOS DE DIMENSIÓN DE PAVIMENTOS FLEXIBLES. ESTUDIO DE CASO: CARRETERA MUNICIPAL BOA ESPERANÇA EN CAMPINAS-SP. Engenharia Urbana Em Debate, 5(1). https://doi.org/10.14244/engurbdebate.v5i1.123

Número

Sección

Transportes