MÉTODO DE AVALIAÇÃO DO ESPAÇO URBANO QUANTO À SEGURIDADE PERCEBIDA PELAS MULHERES AO CAMINHAREM

Autores

Palavras-chave:

Seguridade percebida, Desafios das mulheres no transporte, Planejamento urbano, Método multicritério, Sistema de Informação Geográfica

Resumo

Caminhar é a forma mais básica e fundamental de mobilidade, permitindo conectividade e interação entre o indivíduo e o ambiente construído. Entretanto, pesquisas têm demonstrado que as características do ambiente construído influenciam na seguridade percebida pelos pedestres e na opção pela caminhada. Ademais, tem-se que o gênero é uma das variáveis mais relevantes neste aspecto, ao considerar que as chances de as mulheres optarem pelo transporte a pé são cerca de duas vezes menores em relação às dos homens. Tendo em vista que a seguridade diz respeito à prevenção de riscos à integridade pessoal, física e psicológica do indivíduo, a presente pesquisa se fundamenta a partir da seguinte pergunta: que método de avaliação pode subsidiar o planejamento de áreas urbanas perceptivelmente mais seguras nos trajetos a pé, sobretudo para as mulheres? Assim, o objetivo geral deste trabalho foi propor um método de avaliação do espaço urbano quanto à seguridade percebida pelas mulheres ao caminharem. O estudo foi composto por três etapas: (1) seleção de características do ambiente construído que interferem na seguridade percebida de pedestres, considerando principalmente o gênero feminino; (2) definição de um instrumento de avaliação da percepção de seguridade de pedestres no espaço urbano, através do Analytic Hierarchy Process (AHP); e (3) realização de estudo de caso em recorte de área urbana no intuito de mapear locais mais ou menos seguros perceptivelmente para os pedestres, considerando o gênero, utilizando um Sistema de Informação Geográfica (SIG). Para o desenvolvimento da etapa 1, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o tema, viabilizando-se mediante análise de publicações nacionais e internacionais, de cunhos científico e técnico, disponibilizadas em bibliotecas e mecanismos de busca virtuais. Na etapa 2, foi aplicado um questionário visando obter os pesos e a hierarquia de priorização das medidas e dos aspectos selecionados previamente, por meio da percepção dos entrevistados, considerando a média geral e o filtro de gênero, bem como etnia, faixa etária e orientação sexual. Já para a etapa 3, foi delimitada área central do município de Franca (SP) como objeto de estudo. De modo geral, têm-se como resultados (i) a proposta de oito medidas agrupadas em quatro aspectos do espaço urbano; (ii) a obtenção da seguinte hierarquia de priorização, do aspecto mais importante para o menos importante pela média geral: circulação de pessoas (0,30), fiscalização (0,27), manutenção viária (0,22) e atratividade do espaço urbano (0,21); e (iii) a visualização de diferenças na avaliação da área de estudo quanto à percepção de seguridade entre pedestres do gênero feminino e do gênero masculino. O trabalho subsidia a gestão pública no que se refere ao planejamento urbano e de transportes, além de contribuir com o estado da arte através da seleção, da ponderação e do mapeamento das principais características do ambiente construído que interferem na seguridade percebida ao caminhar.

Biografia do Autor

Lara Reis Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR

Lara Reis Rodrigues, 24, é natural de Franca, SP, Brasil. Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade de Franca - UNIFRAN (2017-2021). Mestranda em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (PPGEU/UFSCar) (2022- ), com ênfase na área de Transportes, na linha de pesquisa "Gestão, Planejamento e Tecnologias aplicados à Engenharia Urbana" e no tema "Planejamento da Mobilidade Urbana com apoio de SIG", sendo Bolsista de Mestrado da CAPES. Durante sua graduação, realizou monitoria, organizou e ministrou oficinas, participou de eventos acadêmicos científicos, desenvolveu e publicou pesquisas e realizou iniciação científica voluntária nas áreas de planejamento urbano e regional e de planejamento de transportes, com foco em mobilidade urbana sustentável. No mestrado, realizou estágio de capacitação docente na disciplina de "Planejamento de Transporte", do curso de graduação de Engenharia Civil da UFSCar, participou, publicou e apresentou trabalhos em eventos acadêmicos científicos e concentrou suas pesquisas em caminhabilidade, seguridade percebida e gênero. Tem experiência em Arquitetura e Urbanismo.

Referências

ARIFFIN, R. N. R.; ZAHARI, R. K. Perceptions of the Urban Walking Environments. Procedia Social and Behavioral Sciences, v. 105, p. 589–597, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.11.062

BARBETTA, P. A. Estatística Aplicada às Ciências Sociais. Florianópolis: Editora da UFSC, 8 ed. rev., 2012, 318 p.

BARNETT, S. Creating Walkable Urban Environments. Engineering Sustainability, v. 159, p. 91-97, 2006.

BASU, N.; OVIEDO-TRESPALACIOS, O.; KING, M.; KAMRUZZAMAN, M.; HAQUE, M. M. The influence of the built environment on pedestrians’ perceptions of attractiveness, safety and security. Transportation research part F: traffic psychology and behaviour, v. 87, p. 203-218, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.trf.2022.03.006

BENTIVOGLIO, J. C. Trajetória urbana de Franca: Centro (1805-1995). Franca: Prefeitura Municipal: Fundação Municipal “Mário de Andrade”, 1996.

BERRY, J. K. Catographic Modeling: The Analytical Capabilities of GIS. In: GOODCHILD, M.; PARKS, B.O.; STEYAERT, L.T., Environmental Modeling with GIS. Oxford, Oxford University Press, p. 58-74, 1993.

BRASIL. Lei n° 13.718, de 24 de setembro de 2018. 2018. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13718.htm>. Acesso em: 12/05/2022.

BROWN, B. B.; PERKINS, D. D.; BROWN, G. Crime, new housing, and housing incivilities in a first-ring suburb: multilevel relationships across time. Housing Policy Debate, v. 15, n. 2, p. 301-345, 2004. DOI: https://doi.org/10.1080/10511482.2004.9521504

BUERGER, M. E.; COHN, E. G.; PETROSINO, A. J. Defining the “Hot Spots of Crime”: Operationalizing Theoretical Concepts for Field Research. Crime and Place (ECK, J.; WEISBURD, D., eds.), Willow Tree Press, Monsey, NY, p. 237-257, 1995.

CÂMARA, G.; MONTEIRO, A. M.; FUCKS, S. D.; CARVALHO, M. S. Análise espacial e geoprocessamento. Análise espacial de dados geográficos. Brasília: EMBRAPA, p. 21-54, 2004.

CARBONARI, F.; LIMA, R. S. de. Cidades seguras. O Estatuto da Cidade e a Habitat III: um balanço de quinze anos da política urbana no Brasil e a Nova Agenda Urbana. Repositório do conhecimento do IPEA (Costa, M. A., ed.), p. 85-106, 2016.

CARTER, M. Gender Differences in Experience with and Fear of Crime in Relation to Public Transport. Research on Women’s Issues in Transportation: Transportation Research Board Conference Proceedings 35, National Academies, v. 2, n. 1, p. 100, 2004.

CECCATO, V.; LOUKAITOU-SIDERIS, A. Fear of sexual harassment and its impact on safety perceptions in transit environments: a global perspective. Violence against women, v. 28, n. 1, p. 26-48, 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/1077801221992874

CECCATO, V.; NÄSMAN, P.; LANGEFORS, L. Sexual Violence on the move: an assessment of Youth’s victimization in public transportation. Women & Criminal Justice, v. 31, n. 4, p. 294-312, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/08974454.2020.1733732

CECCATO, V. Women’s transit safety: making connections and defining future directions in research and practice. Crime Prevention and Community Safety, v. 19, p. 276-287, 2017. DOI: https://doi.org/10.1057/s41300-017-0032-5

CHIACHIRI FILHO, J. Do Sertão do Rio Pardo à Vila Franca do Imperador. Ribeirão Preto: Ribeirão Gráfica e Editora, 1986, 216 p.

CLIFTON, K. J.; LIVI, A. D. Gender Differences in Walking Behavior, Attitudes About Walking, and Perceptions of the Environment in Three Maryland Communities. Research on Women’s Issues in Transportation: Transportation Research Board Conference Proceedings 35, National Academies, v. 2, n. 1, p. 79, 2004.

COZENS, P. M.; SAVILLE, G.; HILLIER, D. Crime prevention through environmental design (CPTED): a review and modern bibliography. Journal of Property Management, v. 23, n. 5, p. 328-356, 2005. DOI: https://doi.org/10.1108/02637470510631483

CROFT, P.; ELAZAR, N.; LEVASSEUR, M. Guide Information for Pedestrian Facilities. Sidney, Austrália: Austroads, 2013.

CROWE, T. Crime prevention through environmental design: Applications of architectural design and space management concepts. Oxford: Butterworth-Heinemann, 2000.

CRUZ, D. Aniversário de Franca: confira programação e atrações deste final de semana. Jornal da Franca, Franca, 2021. Disponível em: <https://www.jornaldafranca.com.br/aniversario-de-franca-confira-programacao-e-atracoes-deste-final-de-semana/ >. Acesso em: 08/06/2023.

DE COSTER, S.; HEIMER, K. Choice within constraint: An explanation of crime at the intersections. Theoretical Criminology, v. 21, n. 1, p. 11-22, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/1362480616677494

DOVEY, K.; PAFKA, E. What is walkability? The urban DMA. Urban Studies, v. 57, n. 1, p. 93-108, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0042098018819727

FERRER, S.; RUIZ, T.; MARS, L. A Qualitative Study on the Role of the Built Environment for Short Walking Trips. Transportation research part F: traffic psychology and behaviour, v. 33, p. 141-160, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.trf.2015.07.014

FOLLIS, F. CIDADE E CIDADANIA: FRANCA (1890-1996). 2007. 213 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Araraquara.

FOSTER, S.; GILES-CORTI, B.; KNUIMAN, M. Does fear of crime discourage walkers? A social-ecological exploration of fear as a deterrent to walking. Environment and Behavior, v. 46, n. 6, p. 698-717, 2014. DOI: https://doi.org/10.1177/0013916512465176

FOSTER, S.; GILES-CORTI, B.; KNUIMAN, M. Creating safe walkable streetscapes: Does house design and upkeep discourage incivilities in suburban neighbourhoods?. Journal of environmental psychology, v. 31, n. 1, p. 79-88, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2010.03.005

F3 NOTÍCIAS. Monitoramento no Centro de Franca flagra comércio ilegal de drogas na Praça Barão. Notícias de Franca, Franca, 2022. Disponível em: < https://www.f3noticias.com.br/monitoramento-no-centro-de-franca-flagra-comercio-ilegal-de-drogas-na-praca-barao/ >. Acesso em: 10/06/2023.

FREATO, M. P. R. ESTUDO SOBRE REDES CICLOVIÁRIAS EM REGIÕES METROPOLITANAS. 2023. 135 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

GEKOSKI, A.; GRAY, J. M.; HORVATH, M. A. H.; EDWARDS, S.; EMIRALI, A.; ADLER, J. R. What works’ in reducing sexual harassment and sexual offences on public transport nationally and internationally: A rapid evidence assessment. London: British Transport Police and Department for Transport, 2015, 104 p.

GORDON, M. T.; RIGER, S. The female fear. New York: The Free Press, 1989, 230 p.

GOTTSCHALK-MAZOUZ, N. Philosophical Perspectives on Safety and Risk. In: RAUE, Martina; STREICHER, Bernhard; LERMER, Eva (eds.). Perceived Safety: A Multidisciplinary Perspective. Cham, Switzerland: Springer, p. 27-41, 2019.

HARRIS, O. L. Methodology for developing security design criteria for subways. Washington: Urban transit administration, v. 5, p. 71-74, 1971.

HAYDEN, D. Redesigning the American Dream: The Future of Housing, Work and Family. Nova York, Norton & Company, 1984, 288 p.

HESSAMI, A. G. A Systems Framework for Safety and Security: The Holistic Paradigm. Systems Engineering, v. 7, n. 2, p. 99–112, 2004. DOI: https://doi.org/10.1002/sys.10060

HIROPOULOS, A.; PORTER, J. Visualising property crime in Gauteng: Applying GIS to crime pattern theory. South African Crime Quarterly, v. 47, p. 17-28, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.4314/sacq.v47i1.2

HOLTROP, D.; KRETZ, D. Research Security and Safety: An Inventory of Policy, Legislation and Regulations, Arcadis, The Netherlands, 2008.

HONG, J.; CHEN, C. The role of the built environment on perceived safety from crime and walking: examining direct and indirect impacts. Transportation, v. 41, n. 6, p. 1171-1185, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s11116-014-9535-4

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Malha Municipal. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: < https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/malhas-territoriais/15774-malhas.html >. Acesso em: 20/01/2023.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama do Município de Franca/SP. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/franca/panorama>. Acesso em: 06/06/2023.

ITDP BRASIL - Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento. Índice de Caminhabilidade 2.0: Ferramenta. 2019, 66 p. Disponível em: <https://itdpbrasil.org/wp-content/uploads/2019/05/Caminhabilidade_Volume-3_Ferramenta-ALTA.pdf>. Acesso em: 23/08/2022.

JACKSON, J.; GRAY, E. Functional fear and public insecurities about crime. British Journal of Criminology, v. 50, n. 1, p. 1–22, 2010. DOI: https://doi.org/10.1093/bjc/azp059

JACOBS, J. Morte e vida de grandes cidades. Tradução de Carlos S. Mendes Rosa. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011, 3 edição, 532 p.

KELLING, G. L.; COLES, C. M. Fixing Broken Windows: Restoring Order and Reducing Crime in Our Communities. Touchstone, New York, 1997, 336 p.

LESLIE, E.; COFFEE, N.; FRANK, L.; OWEN, N.; BAUMAN, A.; HUGO, G. Walkability of Local Communities: Using Geographic Information Systems to Assess Relevant Environmental Attributes Objectively. Health & Place, v. 13, n. 1, p. 111-122, 2007. DOI: https://doi.org/10.1016/j.healthplace.2005.11.001

LIMA, F. Após prédio histórico ser invadido, Unesp afirma que estuda medidas para evitar depredação. Verdade ON, Franca, 2022. Disponível em: <https://verdadeon.com.br/portal/2022/06/23/apos-predio-historico-ser-invadido-unesp-afirma-que-estuda-medidas-para-evitar-depredacao/>. Acesso em: 08/06/2023.

LIMA, R. da S. Expansão urbana e acessibilidade: o caso das cidades médias brasileiras. 1998. Dissertação (Mestrado em Transportes). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Paulo.

LIZÁRRAGA, C.; MARTÍN-BLANCO, C.; CASTILLO-PÉREZ, I.; CHICA-OLMO, J. Do University Students’ Security Perceptions Influence Their Walking Preferences and Their Walking Activity? A Case Study of Granada (Spain). Sustainability, v. 14, n. 3, p. 1880, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/su14031880

LOUKAITOU-SIDERIS, A. Is it safe to walk here?. Research on Women’s Issues in Transportation: Transportation Research Board Conference Proceedings 35, National Academies, v. 2, n. 1, p. 102-112, 2004.

LOUKAITOU-SIDERIS, A. Safe on the move: The importance of the built environment. In: The urban fabric of crime and fear. Dordrecht: Springer Netherlands, p. 85-110, 2012. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-4210-9_4

LOUKAITOU-SIDERIS, Anastasia. What is blocking her path? Women, mobility, and security. Women’s Issues in Transportation: Summary of the 4th International Conference. Washington, DC: The National Academies, v. 1, p. 103-121, 2011. DOI: https://doi.org/10.17226/22901

LUCCHESI, S. T.; LARRANAGA, A. M.; OCHOA, J. A. A.; SAMIOS, A. A. B.; CYBI, H. B. B. The role of security and walkability in subjective wellbeing: A multigroup analysis among different age cohorts. Research in Transportation Business & Management, v. 40, p. 100559, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rtbm.2020.100559

MASSEY, D. B. Space, Place and Gender. Minneapolis: University of Minnesota Press, v.1, 1994, 280 p.

MAYHEW, P. M.; AYE, N.; MIRLEES-BLACK, C. The 1992 British Crime Survey. Home Office Research Study 132. HMSO, London, 1993.

MHMF - MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL DE FRANCA “José Chiachiri”. Foto de quermesse na Praça Nossa Senhora da Conceição. Prefeitura Municipal de Franca, 1959.

MONTANER, J. M.; MUXÍ, Z. Arquitetura e política: ensaios para mundos alternativos. Tradução de Frederico Bonaldo. São Paulo: Gustavo Gili, 2014, 1 ed., 253 p.

MOTTA, D.; MATA, D. da. Crescimento das cidades médias. Regional e Urbano, IPEA, v. 1, p. 33-38, 2008.

NEWMAN, O. Defensible Space: Crime Prevention Through Urban Design. MacMillan Company, New York, v. 2, 1972.

NOURANI, F.; ANTONELLO, S. L.; GOVONE, J. S. VITIMIZAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM SUA MOBILIDADE URBANA EM RIO CLARO, SÃO PAULO. Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia, v. 17, n. 1, p. 175-195, 2019. DOI: https://doi.org/10.5016/estgeo.v17i1.14339

OSM - Open Street Map. Basemap Município de Franca. 2023. Disponível em: < https://www.openstreetmap.org/#map=16/-20.5366/-47.3990 >. Acesso em: 04/02/2023.

PAINTER, K. The influence of street lighting improvements on crime, fear and pedestrian street use, after dark. Landscape and Urban Planning, v. 35, p. 193-201, 1996. DOI: https://doi.org/10.1016/0169-2046(96)00311-8

PALMA, V. (org.). Almanaque da Franca. Franca, 1912. (Museu Histórico Municipal de Franca - MHMF).

PAULA, B. L. de; CERRI, L. E. da S. Aplicação do Processo Analítico Hierárquico (AHP) para priorização de obras de intervenção em áreas e setores de risco geológico nos municípios de Itapecerica da Serra e Suzano (SP). Geociências, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 247-257, 2012. Disponível em: <https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/geociencias/article/view/6478>. Acesso em: 15/10/2022.

PIMENTA, L. B.; BELTRÃO, N. E. S.; GEMAQUE, A. M. da Silva; TAVARES, P. A. Processo Analítico Hierárquico (AHP) em ambiente SIG: temáticas e aplicações voltadas à tomada de decisão utilizando critérios espaciais. Interações (Campo Grande), v. 20, n. 2, p. 407-420, 2019. DOI: https://doi.org/10.20435/inter.v20i2.1856

RADER, N. E. The Threat of Victimization: A Theoretical Reconceptualization of Fear of Crime. Sociological Spectrum, v. 24, n. 6, p. 689-704, 2004. DOI: https://doi.org/10.1080/02732170490467936

RECORD TV. Câmeras flagram comércio de drogas em praça central de Franca. Franca, 2022. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7A6gZyTROoE>. Acesso em: 10/06/2023.

RODRIGUES, L. R.; ARAÚJO, G. J. N.; LEMOS, M. E. UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA O AUXÍLIO NAS ANÁLISES DE MOBILIDADE URBANA E DE USO DO SOLO NO ENTORNO DE UM VAZIO URBANO DE USO INSTITUCIONAL, NA CIDADE DE FRANCA, SÃO PAULO, BRASIL. Caderno de Resumos - 6° Fórum Goiano de Mobilidade Urbana e Trânsito e VI Seminário de Saúde Pública e Trânsito. Goiânia, v. 3, p. 98-99, 2019.

RODRIGUES, L. R.; ARAÚJO, L. A. de; LEMOS, M. E. Da conceituação de mobilidade urbana ao desenvolvimento de modelo de análise e avaliação para a aplicação em cidades médias brasileiras. Engenharia Urbana em Debate, v. 1, n. 2, p. 224-236, 2020.

RODRIGUES, L. R.; LEMOS, M. E. A INEFICIÊNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS À ACESSIBILIDADE DE PEDESTRES NAS CIDADES BRASILEIRAS. Em Sociedade, v. 2, n. 1, p. 39-56, 2019a.

RODRIGUES, L. R.; LEMOS, M. E. Analysis of Urban Regeneration in unused urban area, characterized by the degradation of the public space: the case of abandonment of an old edification of the city of Franca, São Paulo, Brazil. Technopolitics in Urban Regeneration - TUR'19 International Conference Proceedings, Lisbon, Portugal, v. 1, p. 102-111, 2019b.

SAATY, R. W. The analytic hierarchy process – what it is and how it is used. Mathematical Modelling, v. 9, n. 3-5, p. 161-176, 1987. DOI: https://doi.org/10.1016/0270-0255(87)90473-8

SAATY, T. L. Método de Análise Hierárquica. Tradução de Wainer da Silveira e Silva. São Paulo: McGraw-Hill Publisher, Makron, 1991, 367 p.

SCUDELLER, B. P. DOS NOVOS PROJETOS URBANOS AOS ABANDONOS DO CENTRO DE PRESIDENTE PRUDENTE/SP. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 7, n. 24, p. 348-373, 2023. DOI: https://doi.org/10.15210/pixo.v7i24.3839

SHERMAN, L. W. Hot Spots of Crime and Criminal Careers of Places. Crime and Place (ECK, J.; WEISBURD, D.; eds.). New York: Willow Tree Press, Monsey, NY, p. 35-52, 1995.

SILVA, O. H. da. PROPOSTA DE MODELO PARA AVALIAÇÃO DE ESPAÇOS PARA PEDESTRES QUANTO À PERCEPÇÃO DE SEGURIDADE. 2022. 180 f. Tese (Doutorado em Engenharia Urbana) – Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

SKOGAN, W. G. Disorder and decline: Crime and the spiral of decay in American neighborhoods. University of California Press, 1992, 218 p.

SOUZA, D. P. de. Um em cada três brasileiros mora em 48 municípios com mais de 500 mil habitantes. Agência IBGE Notícias. 2019. Disponível em: < https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/25280-um-em-cada-tres-brasileiros-mora-em-48-municipios-com-mais-de-500-mil-habitantes >. Acesso em: 14/04/2022.

TOMLIN, C. D. Geographic Information Systems and Cartographic Modeling. Prentice Hall, New York, 1990, 249 p.

UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. 134 anos de um Gigante: O Antigo Câmpus da Unesp. 2022. Disponível em: <https://www.franca.unesp.br/#!/noticia/679/134-anos-de-um-gigante-o-antigo-campus-da-unesp/>. Acesso em: 08/06/2023.

VILLAÇA, F. Espaço intraurbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel, 1998.

WILSON, J. Q.; KELLING, G. L. Broken Windows: The Police and Neighborhood Safety. Atlantic Monthly, v. 249, n. 3, p. 29-38, 1982.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-09-02

Como Citar

Rodrigues, L. R. ., & Amorim Ribeiro, R. . (2024). MÉTODO DE AVALIAÇÃO DO ESPAÇO URBANO QUANTO À SEGURIDADE PERCEBIDA PELAS MULHERES AO CAMINHAREM. Engenharia Urbana Em Debate, 5(1). Recuperado de https://engurbdebate.ufscar.br/index.php/engurbdebate/article/view/127

Edição

Seção

Resumos de teses/Dissertações