MÉTODO DE EVALUACIÓN DEL ESPACIO URBANO RESPECTO DE LA SEGURIDAD PERCIBIDA POR LAS MUJERES AL CAMINAREM
Palabras clave:
Seguridade percebida, Desafios das mulheres no transporte, Planejamento urbano, Método multicritério, Sistema de Informação GeográficaResumen
Caminhar é a forma mais básica e fundamental de mobilidade, permitindo conectividade e interação entre o indivíduo e o ambiente construído. Entretanto, pesquisas têm demonstrado que as características do ambiente construído influenciam na seguridade percebida pelos pedestres e na opção pela caminhada. Ademais, tem-se que o gênero é uma das variáveis mais relevantes neste aspecto, ao considerar que as chances de as mulheres optarem pelo transporte a pé são cerca de duas vezes menores em relação às dos homens. Tendo em vista que a seguridade diz respeito à prevenção de riscos à integridade pessoal, física e psicológica do indivíduo, a presente pesquisa se fundamenta a partir da seguinte pergunta: que método de avaliação pode subsidiar o planejamento de áreas urbanas perceptivelmente mais seguras nos trajetos a pé, sobretudo para as mulheres? Assim, o objetivo geral deste trabalho foi propor um método de avaliação do espaço urbano quanto à seguridade percebida pelas mulheres ao caminharem. O estudo foi composto por três etapas: (1) seleção de características do ambiente construído que interferem na seguridade percebida de pedestres, considerando principalmente o gênero feminino; (2) definição de um instrumento de avaliação da percepção de seguridade de pedestres no espaço urbano, através do Analytic Hierarchy Process (AHP); e (3) realização de estudo de caso em recorte de área urbana no intuito de mapear locais mais ou menos seguros perceptivelmente para os pedestres, considerando o gênero, utilizando um Sistema de Informação Geográfica (SIG). Para o desenvolvimento da etapa 1, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o tema, viabilizando-se mediante análise de publicações nacionais e internacionais, de cunhos científico e técnico, disponibilizadas em bibliotecas e mecanismos de busca virtuais. Na etapa 2, foi aplicado um questionário visando obter os pesos e a hierarquia de priorização das medidas e dos aspectos selecionados previamente, por meio da percepção dos entrevistados, considerando a média geral e o filtro de gênero, bem como etnia, faixa etária e orientação sexual. Já para a etapa 3, foi delimitada área central do município de Franca (SP) como objeto de estudo. De modo geral, têm-se como resultados (i) a proposta de oito medidas agrupadas em quatro aspectos do espaço urbano; (ii) a obtenção da seguinte hierarquia de priorização, do aspecto mais importante para o menos importante pela média geral: circulação de pessoas (0,30), fiscalização (0,27), manutenção viária (0,22) e atratividade do espaço urbano (0,21); e (iii) a visualização de diferenças na avaliação da área de estudo quanto à percepção de seguridade entre pedestres do gênero feminino e do gênero masculino. O trabalho subsidia a gestão pública no que se refere ao planejamento urbano e de transportes, além de contribuir com o estado da arte através da seleção, da ponderação e do mapeamento das principais características do ambiente construído que interferem na seguridade percebida ao caminhar.
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