CONTRIBUIÇÃO PARA AMPLIAÇÃO DA FORMAÇÃO DE ARQUITETOS E URBANISTAS NO MANEJO SUSTENTÁVEL DE ÁGUAS PLUVIAIS

Autores

Palavras-chave:

Manejo de Águas Pluviais, Arquitetura e Urbanismo, Ensino de Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano Sustentável, Arquitetura da Paisagem

Resumo

É importante que as cidades acompanhem as evoluções tecnológicas que possibilitam um planejamento urbano mais sustentável. Apesar das atribuições profissionais definidas pela Lei Federal nº12.378 de 31 de dezembro de 2010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo, o número de profissionais habilitados e experientes para lidar com ações de projetos e planejamento integrados ao manejo sustentável de águas pluviais ainda é restrito no Brasil. Tendo em vista que muitos arquitetos e urbanistas entram para o mercado de trabalho sem ter conhecimento suficiente para este tipo de planejamento, é fundamental que os cursos de Arquitetura e Urbanismo contemplem em sua grade curricular o estudo do manejo sustentável das águas pluviais, ao invés de apenas os processos de drenagem convencional. O presente trabalho objetiva analisar e discutir como o manejo sustentável de águas pluviais urbanas tem sido abordado na formação de Arquitetos e Urbanistas em âmbito nacional e propor diretrizes para sua incorporação na formação de profissionais qualificados. O método de trabalho consiste na revisão da literatura acerca do tema, na verificação das experiências de cursos de Arquitetura e Urbanismo nacionais e internacionais, e na identificação de profissionais que estejam atuando como professores em Universidades. Como resultados foram encontrados 2 cursos que abordam conceitos LID e WSUD dentro de sua grade curricular e 13 cursos que abordam Infraestrutura Verde, ademais foi verificada uma diferença dentro da estrutura de formação dos cursos internacionais com os cursos brasileiros, estes apresentando uma formação muito mais generalista. Após a compreensão de todos os resultados das análises dos planos pedagógicos dos cursos foi possível elaborar sugestão de diretrizes e planos de ensino que contemplem o manejo mais sustentável de águas pluviais integrado a Arquitetura e Urbanismo. Essas sugestões foram divididas em 5 grandes áreas: Projeto de Arquitetura; Projeto de Urbanismo; Planejamento Urbano; Projeto de Paisagismo e Áreas Tecnológicas. Por fim é importante concluir que é necessário a incorporação de conteúdos nas grades curriculares principalmente relacionados a hidrologia, que os professores sejam capacitados para poder ensinar esse conceito de planejamento integrado ao manejo de águas pluviais e que as referências bibliográficas utilizadas sejam atualizadas para que agreguem conceitos mais sustentáveis.

Biografia do Autor

Geovana Geloni Parra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS - Campus de Naviraí.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário de Rio Preto (2013), mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2016) e doutorado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2022). Atualmente é Professora de Magistério Superior - Adjunto A da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, ênfase em manejo de águas pluviais aplicado a formação de Arquitetos e Urbanistas, planejamento e projetos urbanos e paisagísticos relacionados a drenagem de águas pluviais, soluções baseadas na natureza, técnicas compensatórias. Também já atuou no desenvolvimento de projetos arquitetônicos habitacionais, projetos de acessibilidade e acompanhamento de obras. Como professora atua em cursos de arquitetura e urbanismo desde 2016.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Parra, G. G., Teixeira, B. A. do N., & Masiero, Érico . (2024). CONTRIBUIÇÃO PARA AMPLIAÇÃO DA FORMAÇÃO DE ARQUITETOS E URBANISTAS NO MANEJO SUSTENTÁVEL DE ÁGUAS PLUVIAIS. Engenharia Urbana Em Debate, 5(2), 84–85. Recuperado de https://engurbdebate.ufscar.br/index.php/engurbdebate/article/view/130

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Resumos de teses/Dissertações

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