Participação em programa de mobilidade internacional
Um relato de experiência no contexto da Engenharia Urbana
Palavras-chave:
Internacionalização, Intercâmbio, Mobilidade, Pós-graduação, Engenharia UrbanaResumo
Reconhecendo a importância da internacionalização no desenvolvimento do ensino e pesquisa no Brasil, o objetivo deste relato é descrever a experiência de mobilidade acadêmica internacional de estudante de doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana, da Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, SP, Brasil), na Facultad de Ingeniería y Ciencias Hídricas, da Universidad Nacional del Litoral (Santa Fe, SF, Argentina), no âmbito do Programa ESCALA de Estudantes de Pós-graduação da AUGM, entre março de 2023 e maio de 2023. A atividade principal da mobilidade tratou de um projeto de pesquisa envolvendo a temática da tese em andamento da estudante - erosões lineares em áreas urbanas - a partir da aplicação de metodologia estudada pelos investigadores do grupo de pesquisa da universidade de destino – modelagem de fluxo e transporte de sedimentos. Essa vivência possibilitou o desenvolvimento pessoal, cultural e acadêmico da estudante, consolidando o intercâmbio entre os pesquisadores envolvidos no projeto e enriquecendo a rede de cooperação internacional da pós-graduação em Engenharia Urbana.
Referências
BUBADUÉ, R. de M.; CARNEVALE, F.; PAULA, C. C. de; PADOIN, S. M. de M.; NEVES, E. T. Participação em programa de intercâmbio internacional: contribuições da experiência de graduação-sanduíche em enfermagem. Revista de Enfermagem da UFSM, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 555–562, 2013. DOI: 10.5902/217976927922
DALMOLIN, I. S. et al. Intercâmbio acadêmico cultural internacional: uma experiência de crescimento pessoal e científico. Rev. Bras. Enferm., Brasília ,v. 66, n.33. p. 442-447, 2013. DOI: 10.1590/S0034-71672013000300021
SOUZA JUNIOR, J. M. A internacionalização e a mobilidade na Educação Superior: o debate na América Latina. Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 10, n.2, 2010. DOI: 10.36311/1415-8612.2010.v10n2.345
NOGUEIRA, M. A.; AGUIAR, A. M. S; RAMOS, V. C. C. Fronteiras desafiadas: a internacionalização das experiências escolares. Educação & Sociedade, v.29, n. 103, p. 355-76, 2008. DOI: 10.1590/S0101-73302008000200004
PEREIRA, V. Relatos de uma viagem: uma análise feita pelos bolsistas sobre o Programa Ciência sem Fronteiras. Revista Perspectivas do Desenvolvimento, [S. l.], v. 3, n. 4, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/perspectivasdodesenvolvimento/article/view/14332. Acesso em: 20 jul. 2023.
CUTTI, L.; RIGON, C. A. G.; DAMIAN, J. M.; TROMBETA, H. W.; FIGUEREDO, O. A. T. Programa Ciência sem Fronteiras: Relato de experiências. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 1020–1033, 2017. DOI: 10.14244/198271991897
FERREIRA, I.G.; CARREIRA, L. B.; BOTELHO, N. M. Mobilidade internacional na graduação em medicina: relato de experiência. ABCS Health Sci., v. 42, n. 2, p. 115-119, 2017. DOI: 10.7322/abcshs.v42i2.1013
FOLHA DE S. PAULO. RUF 2019: Ranking Universitário Folha. 2019. Disponível em: https://ruf.folha.uol.com.br/2019/ranking-de-universidades/principal/. Acesso em: 20 jul. 2023.
PPGEU. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana. 2023. Disponível em: https://www.ppgeu.ufscar.br/pt-br. Acesso em: 20 jul. 2023.
MEC (Brasil). Indicadores de Qualidade da Educação Superior: IGC 2021. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior. Acesso em: 20 jul. 2023.
UFSCAR. Universidade Federal de São Carlos: Apresentação. 2018. Disponível em: https://www.ufscar.br/a-ufscar/apresentacao. Acesso em: 20 jul. 2023.
CAPES (Brasil). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior: Plataforma Sucupira: PPGEU. 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/viewPrograma.jsf?popup=true&cd_programa=33001014015P0. Acesso em: 20 jul. 2023.
UNL. Universidad Nacional del Litoral: Institucional. 2023. Disponível em: https://www.unl.edu.ar/institucional/historia-de-la-universidad-nacional-del-litoral/#1636035570601-30730f7c-4a8b. Acesso em: 20 jul. 2023.
FICH. Facultad de Ingeniería y Ciencias Hídricas: Posgrado. 2023a. Disponível em: https://www.fich.unl.edu.ar/estudios/categorias/posgrado-carreras-unl/. Acesso em: 20 jul. 2023.
FICH. Facultad de Ingeniería y Ciencias Hídricas: Centros y grupos. 2023b. Disponível em: https://www.fich.unl.edu.ar/investigacion/categorias/centros-y-grupos/. Acesso em: 20 jul. 2023.
SRINTER. Secretaria Geral de Relações Internacionais: Mobilidade Outgoing AUGM. 2023. Disponível em: https://www.srinter.ufscar.br/pt-br/mobilidade-academica/outgoing/augm. Acesso em: 20 jul. 2023.
GAUTHIER, N. B.; FREITAS, M. C. de. Programa Ciência sem Fronteiras: um relato de experiência por estudantes de Engenharia de Pesca . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3633105, 2020. DOI: 10.14244/198271993633.
CORREIA-LIMA, M.; RIEGEL, V. Mobilidade acadêmica made in SOUTH: refletindo sobre as motivações de estudantes brasileiros e colombianos. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 109–132, 2015. DOI: 10.11144/Javeriana.m8-16.mams
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-03-18 (2)
- 2024-02-15 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tatiane Ferreira Olivatto, José Augusto Di Lollo, Erico Masiero
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.