Esta é uma versão desatualizada publicada em 2024-02-15. Leia a versão mais recente.

Participação em programa de mobilidade internacional

Um relato de experiência no contexto da Engenharia Urbana

Autores

Palavras-chave:

Internacionalização, Intercâmbio, Mobilidade, Pós-graduação, Engenharia Urbana

Resumo

Reconhecendo a importância da internacionalização no desenvolvimento do ensino e pesquisa no Brasil, o objetivo deste relato é descrever a experiência de mobilidade acadêmica internacional de estudante de doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana, da Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, SP, Brasil), na Facultad de Ingeniería y Ciencias Hídricas, da Universidad Nacional del Litoral (Santa Fe, SF, Argentina), no âmbito do Programa ESCALA de Estudantes de Pós-graduação da AUGM, entre março de 2023 e maio de 2023. A atividade principal da mobilidade tratou de um projeto de pesquisa envolvendo a temática da tese em andamento da estudante - erosões lineares em áreas urbanas - a partir da aplicação de metodologia estudada pelos investigadores do grupo de pesquisa da universidade de destino – modelagem de fluxo e transporte de sedimentos. Essa vivência possibilitou o desenvolvimento pessoal, cultural e acadêmico da estudante, consolidando o intercâmbio entre os pesquisadores envolvidos no projeto e enriquecendo a rede de cooperação internacional da pós-graduação em Engenharia Urbana.

Biografia do Autor

Tatiane Ferreira Olivatto, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana na Universidade Federal de São Carlos. Mestrado em Engenharia Urbana pela UFSCar e graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela PUC-Campinas (com sanduíche na UniSA - University of South Australia). Formação técnica em Geomática pelo Cotil-UNICAMP e especialização em Docência Universitária. Atualmente ministra a disciplina de Política e Fundamentos do Planejamento do Território na UNESP Araraquara e participa do Grupo de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental do IFSULDEMINAS (GEPLAN), além de dedicar-se à pesquisas relacionadas à Geoprocessamento, Sistema de Informação Geográfica (SIG), Cartografia Temática, Sustentabilidade e aplicações de Inteligência Artificial na Engenharia Urbana. 

José Augusto Di Lollo, Universidade Federal de São Carlos

Professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Engenheiro Geológo (UFOP, 1987), Mestre em Geotecnia (EESC/USP, 1991), Doutor em Engenharia Civil - Geotecnia (EESC/USP, 1995), Livre-docente em Geologia de Engenharia (UNESP, 2000), Especialista em Geprocessamento (UFSCar, 2006), Pós-doutorado em Engenharia Urbana (UFSCar - 2004-2006), Professor Titular em Geologia para Engenheiros (UNESP, 2010). Atua nos Programas de Pós-graduação em Engenharia Civil da UNESP e Engenharia Urbana da UFSCar. Tem experiência nas áreas de Geotecnia, Geociências e Engenharia Urbana, com ênfase na área ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização do meio físico, erosão, solos colapsíveis, cartografia geotécnica e geoambiental, avaliação de impactos ambientais e impactos de vizinhança, análise de riscos naturais.

Erico Masiero, Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 1996, Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo em 2006 e Doutor em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos em 2014. É Professor do Departamento de Engenharia Civil e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Urbana da Universidade Federal de São Carlos. Líder do Grupo de Pesquisa NUPA Núcleo de Pesquisas Acústicas e Térmicas nas Edificações e Redes Viárias e membro do Grupo GESTAU - Gestão do Ambiente Urbanizado, ambos da UFSCar. Recebeu Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2015 da área de Engenharias I. Foi sócio diretor da Empresa Masiero & Wakamatu Arquitetura SS LTDA especializada em desenvolvimento e gestão de projetos de edificações, consultorias na área ambiental e treinamento de recursos humanos. Tem experiência na área de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia Urbana, Conforto Ambiental, Sustentabilidade em Empreendimentos Habitacionais, Eficiência Energética de Edificações, Acústica Urbana e Projeto de Arquitetura. 

Referências

BUBADUÉ, R. de M.; CARNEVALE, F.; PAULA, C. C. de; PADOIN, S. M. de M.; NEVES, E. T. Participação em programa de intercâmbio internacional: contribuições da experiência de graduação-sanduíche em enfermagem. Revista de Enfermagem da UFSM, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 555–562, 2013. DOI: 10.5902/217976927922

DALMOLIN, I. S. et al. Intercâmbio acadêmico cultural internacional: uma experiência de crescimento pessoal e científico. Rev. Bras. Enferm., Brasília ,v. 66, n.33. p. 442-447, 2013. DOI: 10.1590/S0034-71672013000300021

SOUZA JUNIOR, J. M. A internacionalização e a mobilidade na Educação Superior: o debate na América Latina. Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 10, n.2, 2010. DOI: 10.36311/1415-8612.2010.v10n2.345

NOGUEIRA, M. A.; AGUIAR, A. M. S; RAMOS, V. C. C. Fronteiras desafiadas: a internacionalização das experiências escolares. Educação & Sociedade, v.29, n. 103, p. 355-76, 2008. DOI: 10.1590/S0101-73302008000200004

PEREIRA, V. Relatos de uma viagem: uma análise feita pelos bolsistas sobre o Programa Ciência sem Fronteiras. Revista Perspectivas do Desenvolvimento, [S. l.], v. 3, n. 4, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/perspectivasdodesenvolvimento/article/view/14332. Acesso em: 20 jul. 2023.

CUTTI, L.; RIGON, C. A. G.; DAMIAN, J. M.; TROMBETA, H. W.; FIGUEREDO, O. A. T. Programa Ciência sem Fronteiras: Relato de experiências. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 1020–1033, 2017. DOI: 10.14244/198271991897

FERREIRA, I.G.; CARREIRA, L. B.; BOTELHO, N. M. Mobilidade internacional na graduação em medicina: relato de experiência. ABCS Health Sci., v. 42, n. 2, p. 115-119, 2017. DOI: 10.7322/abcshs.v42i2.1013

FOLHA DE S. PAULO. RUF 2019: Ranking Universitário Folha. 2019. Disponível em: https://ruf.folha.uol.com.br/2019/ranking-de-universidades/principal/. Acesso em: 20 jul. 2023.

PPGEU. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana. 2023. Disponível em: https://www.ppgeu.ufscar.br/pt-br. Acesso em: 20 jul. 2023.

MEC (Brasil). Indicadores de Qualidade da Educação Superior: IGC 2021. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior. Acesso em: 20 jul. 2023.

UFSCAR. Universidade Federal de São Carlos: Apresentação. 2018. Disponível em: https://www.ufscar.br/a-ufscar/apresentacao. Acesso em: 20 jul. 2023.

CAPES (Brasil). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior: Plataforma Sucupira: PPGEU. 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/viewPrograma.jsf?popup=true&cd_programa=33001014015P0. Acesso em: 20 jul. 2023.

UNL. Universidad Nacional del Litoral: Institucional. 2023. Disponível em: https://www.unl.edu.ar/institucional/historia-de-la-universidad-nacional-del-litoral/#1636035570601-30730f7c-4a8b. Acesso em: 20 jul. 2023.

FICH. Facultad de Ingeniería y Ciencias Hídricas: Posgrado. 2023a. Disponível em: https://www.fich.unl.edu.ar/estudios/categorias/posgrado-carreras-unl/. Acesso em: 20 jul. 2023.

FICH. Facultad de Ingeniería y Ciencias Hídricas: Centros y grupos. 2023b. Disponível em: https://www.fich.unl.edu.ar/investigacion/categorias/centros-y-grupos/. Acesso em: 20 jul. 2023.

SRINTER. Secretaria Geral de Relações Internacionais: Mobilidade Outgoing AUGM. 2023. Disponível em: https://www.srinter.ufscar.br/pt-br/mobilidade-academica/outgoing/augm. Acesso em: 20 jul. 2023.

GAUTHIER, N. B.; FREITAS, M. C. de. Programa Ciência sem Fronteiras: um relato de experiência por estudantes de Engenharia de Pesca . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3633105, 2020. DOI: 10.14244/198271993633.

CORREIA-LIMA, M.; RIEGEL, V. Mobilidade acadêmica made in SOUTH: refletindo sobre as motivações de estudantes brasileiros e colombianos. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 109–132, 2015. DOI: 10.11144/Javeriana.m8-16.mams

Downloads

Publicado

2024-02-15

Versões

Como Citar

Olivatto, T. F., Di Lollo, J. A., & Masiero, E. (2024). Participação em programa de mobilidade internacional: Um relato de experiência no contexto da Engenharia Urbana. Engenharia Urbana Em Debate, 4(2), 69–76. Recuperado de https://engurbdebate.ufscar.br/index.php/engurbdebate/article/view/89

Edição

Seção

Resenhas