INFLUÊNCIA DO ALBEDO DE PAVIMENTOS NO CAMPO TÉRMICO DE CÂNIONS URBANOS: ESTUDO DE MODELO EM ESCALA REDUZIDA
Palavras-chave:
Albedo, Pavimentação Urbana, MicroclimaResumo
O clima urbano é diretamente influenciado pelo crescimento das cidades. Por meio da expansão da infraestrutura, a rede viária passa a ser parte constituinte desse cenário e proporcionalmente responsável pelas interferências no microclima local. Desta forma, o traçado e a morfologia urbana devem promover a ventilação, o sombreamento e o controle da temperatura do ambiente construído, a fim de reduzir efeitos climáticos, como a formação de ilhas de calor urbanas. Sendo assim, esta pesquisa busca analisar o efeito do albedo de pavimentos na redução da temperatura em cânions urbanos, através de um modelo em escala reduzida. O método consiste em monitorar variáveis do campo térmico através de um modelo físico no nível do pedestre. Este modelo é constituído por quatro colorações de pavimento intertravado de concreto de 8 cm de espessura, com 120 cm de largura e 500 cm de comprimento, separados lateralmente por barreiras de 40 cm e 80 cm de altura, que formam duas configurações urbanas. O material tomado como referência é o pavimento flexível com revestimento asfáltico escuro, em relação ao pavimento intertravado de concreto semi-permeável, nas colorações, vermelho, grafite e cinza. A escolha do material asfáltico como sendo o referencial é justificada por sua ampla utilização no espaço urbano construído no Brasil, o que proporciona melhor caracterização do ambiente real. Na etapa de instrumentação, foram instalados anemômetros e higrômetros para avaliar a movimentação de ar e umidade relativa no período; e termopares para a coleta de dados de temperatura superficial, temperatura do ar e temperatura de globo em diferentes níveis e morfologias. Por meio da análise de resultados, percebe-se que a orientação do cânion, a relação H/W e as variações do albedo em função do teor de umidade da superfície podem provocar variações de temperatura do ar e das superfícies dos cânions urbanos. O albedo dos pavimentos e a configuração dos elementos urbanos podem contribuir para a mitigação das ilhas de calor urbanas.
Referências
KOWALSKI, Luiz Fernando. Influência do albedo de pavimentos no campo térmico de cânions urbanos: estudo de modelo em escala reduzida. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12196.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luiz Fernando Kowalski, Érico Masiero, Francis Massashi Kakuda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.