INFLUÊNCIA DO ALBEDO DE PAVIMENTOS NO CAMPO TÉRMICO DE CÂNIONS URBANOS: ESTUDO DE MODELO EM ESCALA REDUZIDA

Autores

Palavras-chave:

Albedo, Pavimentação Urbana, Microclima

Resumo

O clima urbano é diretamente influenciado pelo crescimento das cidades. Por meio da expansão da infraestrutura, a rede viária passa a ser parte constituinte desse cenário e proporcionalmente responsável pelas interferências no microclima local. Desta forma, o traçado e a morfologia urbana devem promover a ventilação, o sombreamento e o controle da temperatura do ambiente construído, a fim de reduzir efeitos climáticos, como a formação de ilhas de calor urbanas. Sendo assim, esta pesquisa busca analisar o efeito do albedo de pavimentos na redução da temperatura em cânions urbanos, através de um modelo em escala reduzida. O método consiste em monitorar variáveis do campo térmico através de um modelo físico no nível do pedestre. Este modelo é constituído por quatro colorações de pavimento intertravado de concreto de 8 cm de espessura, com 120 cm de largura e 500 cm de comprimento, separados lateralmente por barreiras de 40 cm e 80 cm de altura, que formam duas configurações urbanas. O material tomado como referência é o pavimento flexível com revestimento asfáltico escuro, em relação ao pavimento intertravado de concreto semi-permeável, nas colorações, vermelho, grafite e cinza. A escolha do material asfáltico como sendo o referencial é justificada por sua ampla utilização no espaço urbano construído no Brasil, o que proporciona melhor caracterização do ambiente real. Na etapa de instrumentação, foram instalados anemômetros e higrômetros para avaliar a movimentação de ar e umidade relativa no período; e termopares para a coleta de dados de temperatura superficial, temperatura do ar e temperatura de globo em diferentes níveis e morfologias. Por meio da análise de resultados, percebe-se que a orientação do cânion, a relação H/W e as variações do albedo em função do teor de umidade da superfície podem provocar variações de temperatura do ar e das superfícies dos cânions urbanos. O albedo dos pavimentos e a configuração dos elementos urbanos podem contribuir para a mitigação das ilhas de calor urbanas.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Kowalski, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Geografia Física pela Universidade de Lisboa (ULisboa), atualmente envolvido no desenvolvimento de soluções espaciais e tecnológicas para pavimentos frios em projetos urbanos responsivos ao clima. Próximo a isso, minha pesquisa contempla tópicos de engenharia urbana e modelos de simulação microlimática. Após o bacharel em engenharia civil, conclui o mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e o MBA em Data Science e Analytics pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, sou professor em regime integral e coordenador do Núcleo de Tecnologia de Engenharias e Arquitetura (NUTEA) no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).  

Érico Masiero, Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 1996, Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo em 2006 e Doutor em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos em 2014. É Professor do Departamento de Engenharia Civil e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Urbana da Universidade Federal de São Carlos. Líder do Grupo de Pesquisa NUPA Núcleo de Pesquisas Acústicas e Térmicas nas Edificações e Redes Viárias e membro do Grupo GESTAU - Gestão do Ambiente Urbanizado, ambos da UFSCar. Recebeu Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2015 da área de Engenharias I. Foi sócio diretor da Empresa Masiero & Wakamatu Arquitetura SS LTDA especializada em desenvolvimento e gestão de projetos de edificações, consultorias na área ambiental e treinamento de recursos humanos. Tem experiência na área de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia Urbana, Conforto Ambiental, Sustentabilidade em Empreendimentos Habitacionais, Eficiência Energética de Edificações, Acústica Urbana e Projeto de Arquitetura.

Francis Massashi Kakuda, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Geotecnia pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é servidor federal pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no cargo de Professor do curso de Engenharia Civil (Deciv-UFSCar). Tem experiência na área de engenharia civil, com ênfase em Infraestrutura de Transportes, geotecnia e aplicações de geossintéticos em obras de engenharia civil.

Referências

KOWALSKI, Luiz Fernando. Influência do albedo de pavimentos no campo térmico de cânions urbanos: estudo de modelo em escala reduzida. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12196.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-09-02

Como Citar

Kowalski, L. F., Masiero, Érico, & Massashi Kakuda, F. (2024). INFLUÊNCIA DO ALBEDO DE PAVIMENTOS NO CAMPO TÉRMICO DE CÂNIONS URBANOS: ESTUDO DE MODELO EM ESCALA REDUZIDA. Engenharia Urbana Em Debate, 5(1). Recuperado de https://engurbdebate.ufscar.br/index.php/engurbdebate/article/view/128

Edição

Seção

Resumos de teses/Dissertações

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