This is an outdated version published on 2024-02-15. Read the most recent version.

Participation in an international mobility program

An experience report in the context of Urban Engineering

Authors

Keywords:

Internationalization, Exchange, Mobility, Graduate, Urban Engineering

Abstract

Recognizing the importance of internationalization in the development of teaching and research in Brazil, the objective of this report is to describe the experience of international academic mobility of a doctoral student of the Graduate Program in Urban Engineering, of the Federal University of São Carlos (São Carlos, SP, Brazil), at the Faculty of Engineering and Water Sciences, of the National University of the Litoral (Santa Fe, SF, Argentina), under AUGM's ESCALA Graduate Students Program, between March 2023 and May 2023. The main activity of the mobility dealt with a research project involving the theme of the student's ongoing thesis - linear erosions in urban areas - from the application of methodology studied by the researchers of the research group of the destination university - flow and sediment transport modelling. This experience enabled the personal, cultural and academic development of the student, consolidating the exchange between the researchers involved in the project and enriching the international cooperation network of the graduate program in Urban Engineering.

Author Biographies

Tatiane Ferreira Olivatto, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana na Universidade Federal de São Carlos. Mestrado em Engenharia Urbana pela UFSCar e graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela PUC-Campinas (com sanduíche na UniSA - University of South Australia). Formação técnica em Geomática pelo Cotil-UNICAMP e especialização em Docência Universitária. Atualmente ministra a disciplina de Política e Fundamentos do Planejamento do Território na UNESP Araraquara e participa do Grupo de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental do IFSULDEMINAS (GEPLAN), além de dedicar-se à pesquisas relacionadas à Geoprocessamento, Sistema de Informação Geográfica (SIG), Cartografia Temática, Sustentabilidade e aplicações de Inteligência Artificial na Engenharia Urbana. 

José Augusto Di Lollo, Universidade Federal de São Carlos

Professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Engenheiro Geológo (UFOP, 1987), Mestre em Geotecnia (EESC/USP, 1991), Doutor em Engenharia Civil - Geotecnia (EESC/USP, 1995), Livre-docente em Geologia de Engenharia (UNESP, 2000), Especialista em Geprocessamento (UFSCar, 2006), Pós-doutorado em Engenharia Urbana (UFSCar - 2004-2006), Professor Titular em Geologia para Engenheiros (UNESP, 2010). Atua nos Programas de Pós-graduação em Engenharia Civil da UNESP e Engenharia Urbana da UFSCar. Tem experiência nas áreas de Geotecnia, Geociências e Engenharia Urbana, com ênfase na área ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização do meio físico, erosão, solos colapsíveis, cartografia geotécnica e geoambiental, avaliação de impactos ambientais e impactos de vizinhança, análise de riscos naturais.

Erico Masiero, Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 1996, Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo em 2006 e Doutor em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos em 2014. É Professor do Departamento de Engenharia Civil e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Urbana da Universidade Federal de São Carlos. Líder do Grupo de Pesquisa NUPA Núcleo de Pesquisas Acústicas e Térmicas nas Edificações e Redes Viárias e membro do Grupo GESTAU - Gestão do Ambiente Urbanizado, ambos da UFSCar. Recebeu Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2015 da área de Engenharias I. Foi sócio diretor da Empresa Masiero & Wakamatu Arquitetura SS LTDA especializada em desenvolvimento e gestão de projetos de edificações, consultorias na área ambiental e treinamento de recursos humanos. Tem experiência na área de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia Urbana, Conforto Ambiental, Sustentabilidade em Empreendimentos Habitacionais, Eficiência Energética de Edificações, Acústica Urbana e Projeto de Arquitetura. 

References

BUBADUÉ, R. de M.; CARNEVALE, F.; PAULA, C. C. de; PADOIN, S. M. de M.; NEVES, E. T. Participação em programa de intercâmbio internacional: contribuições da experiência de graduação-sanduíche em enfermagem. Revista de Enfermagem da UFSM, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 555–562, 2013. DOI: 10.5902/217976927922

DALMOLIN, I. S. et al. Intercâmbio acadêmico cultural internacional: uma experiência de crescimento pessoal e científico. Rev. Bras. Enferm., Brasília ,v. 66, n.33. p. 442-447, 2013. DOI: 10.1590/S0034-71672013000300021

SOUZA JUNIOR, J. M. A internacionalização e a mobilidade na Educação Superior: o debate na América Latina. Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 10, n.2, 2010. DOI: 10.36311/1415-8612.2010.v10n2.345

NOGUEIRA, M. A.; AGUIAR, A. M. S; RAMOS, V. C. C. Fronteiras desafiadas: a internacionalização das experiências escolares. Educação & Sociedade, v.29, n. 103, p. 355-76, 2008. DOI: 10.1590/S0101-73302008000200004

PEREIRA, V. Relatos de uma viagem: uma análise feita pelos bolsistas sobre o Programa Ciência sem Fronteiras. Revista Perspectivas do Desenvolvimento, [S. l.], v. 3, n. 4, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/perspectivasdodesenvolvimento/article/view/14332. Acesso em: 20 jul. 2023.

CUTTI, L.; RIGON, C. A. G.; DAMIAN, J. M.; TROMBETA, H. W.; FIGUEREDO, O. A. T. Programa Ciência sem Fronteiras: Relato de experiências. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 1020–1033, 2017. DOI: 10.14244/198271991897

FERREIRA, I.G.; CARREIRA, L. B.; BOTELHO, N. M. Mobilidade internacional na graduação em medicina: relato de experiência. ABCS Health Sci., v. 42, n. 2, p. 115-119, 2017. DOI: 10.7322/abcshs.v42i2.1013

FOLHA DE S. PAULO. RUF 2019: Ranking Universitário Folha. 2019. Disponível em: https://ruf.folha.uol.com.br/2019/ranking-de-universidades/principal/. Acesso em: 20 jul. 2023.

PPGEU. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana. 2023. Disponível em: https://www.ppgeu.ufscar.br/pt-br. Acesso em: 20 jul. 2023.

MEC (Brasil). Indicadores de Qualidade da Educação Superior: IGC 2021. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior. Acesso em: 20 jul. 2023.

UFSCAR. Universidade Federal de São Carlos: Apresentação. 2018. Disponível em: https://www.ufscar.br/a-ufscar/apresentacao. Acesso em: 20 jul. 2023.

CAPES (Brasil). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior: Plataforma Sucupira: PPGEU. 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/viewPrograma.jsf?popup=true&cd_programa=33001014015P0. Acesso em: 20 jul. 2023.

UNL. Universidad Nacional del Litoral: Institucional. 2023. Disponível em: https://www.unl.edu.ar/institucional/historia-de-la-universidad-nacional-del-litoral/#1636035570601-30730f7c-4a8b. Acesso em: 20 jul. 2023.

FICH. Facultad de Ingeniería y Ciencias Hídricas: Posgrado. 2023a. Disponível em: https://www.fich.unl.edu.ar/estudios/categorias/posgrado-carreras-unl/. Acesso em: 20 jul. 2023.

FICH. Facultad de Ingeniería y Ciencias Hídricas: Centros y grupos. 2023b. Disponível em: https://www.fich.unl.edu.ar/investigacion/categorias/centros-y-grupos/. Acesso em: 20 jul. 2023.

SRINTER. Secretaria Geral de Relações Internacionais: Mobilidade Outgoing AUGM. 2023. Disponível em: https://www.srinter.ufscar.br/pt-br/mobilidade-academica/outgoing/augm. Acesso em: 20 jul. 2023.

GAUTHIER, N. B.; FREITAS, M. C. de. Programa Ciência sem Fronteiras: um relato de experiência por estudantes de Engenharia de Pesca . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3633105, 2020. DOI: 10.14244/198271993633.

CORREIA-LIMA, M.; RIEGEL, V. Mobilidade acadêmica made in SOUTH: refletindo sobre as motivações de estudantes brasileiros e colombianos. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 109–132, 2015. DOI: 10.11144/Javeriana.m8-16.mams

Published

2024-02-15

Versions

How to Cite

Olivatto, T. F., Di Lollo, J. A., & Masiero, E. (2024). Participation in an international mobility program: An experience report in the context of Urban Engineering. Urban Engineering in Debate, 4(2), 69–76. Retrieved from https://engurbdebate.ufscar.br/index.php/engurbdebate/article/view/89

Issue

Section

Resenhas