Participación en un programa de movilidad internacional

un informe de experiencia en el contexto de la Ingeniería Urbana

Autores/as

Palabras clave:

Internacionalización, Intercambio, Movilidad, Postgrado, Ingeniería Urbana

Resumen

Reconociendo la importancia de la internacionalización en el desarrollo de la enseñanza y la investigación en Brasil, el objetivo de este informe es describir la experiencia de movilidad académica internacional de un estudiante de doctorado del Programa de Posgrado en Ingeniería Urbana, de la Universidad Federal de São Carlos (São Carlos, SP, Brasil), en la Facultad de Ingeniería y Ciencias Hídricas, de la Universidad Nacional del Litoral (Santa Fe, SF, Argentina), bajo el Programa de Estudiantes de Posgrado ESCALA de AUGM, entre marzo de 2023 y mayo de 2023. La actividad principal de la movilidad se centró en un proyecto de investigación que involucra el tema de la tesis en curso del estudiante - erosiones lineales en áreas urbanas - a partir de la aplicación de la metodología estudiada por los investigadores del grupo de investigación de la universidad objetivo - modelado de flujo y transporte de sedimentos. Esta experiencia permitió el desarrollo personal, cultural y académico del estudiante, consolidando el intercambio entre los investigadores involucrados en el proyecto y enriqueciendo la red de cooperación internacional del programa de posgrado en Ingeniería Urbana.

Biografía del autor/a

Tatiane Ferreira Olivatto, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana na Universidade Federal de São Carlos. Mestrado em Engenharia Urbana pela UFSCar e graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela PUC-Campinas (com sanduíche na UniSA - University of South Australia). Formação técnica em Geomática pelo Cotil-UNICAMP e especialização em Docência Universitária. Atualmente ministra a disciplina de Política e Fundamentos do Planejamento do Território na UNESP Araraquara e participa do Grupo de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental do IFSULDEMINAS (GEPLAN), além de dedicar-se à pesquisas relacionadas à Geoprocessamento, Sistema de Informação Geográfica (SIG), Cartografia Temática, Sustentabilidade e aplicações de Inteligência Artificial na Engenharia Urbana. 

José Augusto Di Lollo, Universidade Federal de São Carlos

Professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Engenheiro Geológo (UFOP, 1987), Mestre em Geotecnia (EESC/USP, 1991), Doutor em Engenharia Civil - Geotecnia (EESC/USP, 1995), Livre-docente em Geologia de Engenharia (UNESP, 2000), Especialista em Geprocessamento (UFSCar, 2006), Pós-doutorado em Engenharia Urbana (UFSCar - 2004-2006), Professor Titular em Geologia para Engenheiros (UNESP, 2010). Atua nos Programas de Pós-graduação em Engenharia Civil da UNESP e Engenharia Urbana da UFSCar. Tem experiência nas áreas de Geotecnia, Geociências e Engenharia Urbana, com ênfase na área ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização do meio físico, erosão, solos colapsíveis, cartografia geotécnica e geoambiental, avaliação de impactos ambientais e impactos de vizinhança, análise de riscos naturais.

Erico Masiero, Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 1996, Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo em 2006 e Doutor em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos em 2014. É Professor do Departamento de Engenharia Civil e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Urbana da Universidade Federal de São Carlos. Líder do Grupo de Pesquisa NUPA Núcleo de Pesquisas Acústicas e Térmicas nas Edificações e Redes Viárias e membro do Grupo GESTAU - Gestão do Ambiente Urbanizado, ambos da UFSCar. Recebeu Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2015 da área de Engenharias I. Foi sócio diretor da Empresa Masiero & Wakamatu Arquitetura SS LTDA especializada em desenvolvimento e gestão de projetos de edificações, consultorias na área ambiental e treinamento de recursos humanos. Tem experiência na área de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia Urbana, Conforto Ambiental, Sustentabilidade em Empreendimentos Habitacionais, Eficiência Energética de Edificações, Acústica Urbana e Projeto de Arquitetura. 

Citas

BUBADUÉ, R. de M.; CARNEVALE, F.; PAULA, C. C. de; PADOIN, S. M. de M.; NEVES, E. T. Participação em programa de intercâmbio internacional: contribuições da experiência de graduação-sanduíche em enfermagem. Revista de Enfermagem da UFSM, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 555–562, 2013. DOI: 10.5902/217976927922

DALMOLIN, I. S. et al. Intercâmbio acadêmico cultural internacional: uma experiência de crescimento pessoal e científico. Rev. Bras. Enferm., Brasília ,v. 66, n.33. p. 442-447, 2013. DOI: 10.1590/S0034-71672013000300021

SOUZA JUNIOR, J. M. A internacionalização e a mobilidade na Educação Superior: o debate na América Latina. Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 10, n.2, 2010. DOI: 10.36311/1415-8612.2010.v10n2.345

NOGUEIRA, M. A.; AGUIAR, A. M. S; RAMOS, V. C. C. Fronteiras desafiadas: a internacionalização das experiências escolares. Educação & Sociedade, v.29, n. 103, p. 355-76, 2008. DOI: 10.1590/S0101-73302008000200004

PEREIRA, V. Relatos de uma viagem: uma análise feita pelos bolsistas sobre o Programa Ciência sem Fronteiras. Revista Perspectivas do Desenvolvimento, [S. l.], v. 3, n. 4, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/perspectivasdodesenvolvimento/article/view/14332. Acesso em: 20 jul. 2023.

CUTTI, L.; RIGON, C. A. G.; DAMIAN, J. M.; TROMBETA, H. W.; FIGUEREDO, O. A. T. Programa Ciência sem Fronteiras: Relato de experiências. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 1020–1033, 2017. DOI: 10.14244/198271991897

FERREIRA, I.G.; CARREIRA, L. B.; BOTELHO, N. M. Mobilidade internacional na graduação em medicina: relato de experiência. ABCS Health Sci., v. 42, n. 2, p. 115-119, 2017. DOI: 10.7322/abcshs.v42i2.1013

FOLHA DE S. PAULO. RUF 2019: Ranking Universitário Folha. 2019. Disponível em: https://ruf.folha.uol.com.br/2019/ranking-de-universidades/principal/. Acesso em: 20 jul. 2023.

PPGEU. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana. 2023. Disponível em: https://www.ppgeu.ufscar.br/pt-br. Acesso em: 20 jul. 2023.

MEC (Brasil). Indicadores de Qualidade da Educação Superior: IGC 2021. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior. Acesso em: 20 jul. 2023.

UFSCAR. Universidade Federal de São Carlos: Apresentação. 2018. Disponível em: https://www.ufscar.br/a-ufscar/apresentacao. Acesso em: 20 jul. 2023.

CAPES (Brasil). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior: Plataforma Sucupira: PPGEU. 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/viewPrograma.jsf?popup=true&cd_programa=33001014015P0. Acesso em: 20 jul. 2023.

UNL. Universidad Nacional del Litoral: Institucional. 2023. Disponível em: https://www.unl.edu.ar/institucional/historia-de-la-universidad-nacional-del-litoral/#1636035570601-30730f7c-4a8b. Acesso em: 20 jul. 2023.

FICH. Facultad de Ingeniería y Ciencias Hídricas: Posgrado. 2023a. Disponível em: https://www.fich.unl.edu.ar/estudios/categorias/posgrado-carreras-unl/. Acesso em: 20 jul. 2023.

FICH. Facultad de Ingeniería y Ciencias Hídricas: Centros y grupos. 2023b. Disponível em: https://www.fich.unl.edu.ar/investigacion/categorias/centros-y-grupos/. Acesso em: 20 jul. 2023.

SRINTER. Secretaria Geral de Relações Internacionais: Mobilidade Outgoing AUGM. 2023. Disponível em: https://www.srinter.ufscar.br/pt-br/mobilidade-academica/outgoing/augm. Acesso em: 20 jul. 2023.

GAUTHIER, N. B.; FREITAS, M. C. de. Programa Ciência sem Fronteiras: um relato de experiência por estudantes de Engenharia de Pesca . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3633105, 2020. DOI: 10.14244/198271993633.

CORREIA-LIMA, M.; RIEGEL, V. Mobilidade acadêmica made in SOUTH: refletindo sobre as motivações de estudantes brasileiros e colombianos. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 109–132, 2015. DOI: 10.11144/Javeriana.m8-16.mams

Publicado

2024-02-15 — Actualizado el 2024-03-18

Versiones

Cómo citar

Olivatto, T. F., Di Lollo, J. A., & Masiero, E. (2024). Participación en un programa de movilidad internacional: un informe de experiencia en el contexto de la Ingeniería Urbana. Engenharia Urbana Em Debate, 4(2), 69–76. Recuperado a partir de https://engurbdebate.ufscar.br/index.php/engurbdebate/article/view/89 (Original work published 15 de febrero de 2024)

Número

Sección

Resenhas