ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE MÉTODOS DE DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTO FLEXÍVEL. ESTUDO DE CASO: ESTRADA MUNICIPAL BOA ESPERANÇA EM CAMPINAS-SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/engurbdebate.v5i1.123

Palavras-chave:

Pavimentos flexíveis, Métodos de dimensionamento, Planejamento e gestão urbana

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de realizar análises comparativas entre três métodos de dimensionamento de pavimento flexível, mostrando propostas econômica e ambientalmente mais viáveis, para implantação do pavimento da Estrada Municipal Boa Esperança, localizada no município de Campinas-SP. Serão consideradas as Normas Técnicas vigentes para os diferentes tipos de dimensionamento, na seleção dos materiais que irão compor as camadas das estruturas propostas e, além disso, na avaliação do potencial de uso de materiais naturais, misturas in situ e misturas usinadas. Foram realizados levantamentos de sondagens, coletas de amostras de solo, ensaios laboratoriais, análise geotécnica e estatística dos resultados dos ensaios, determinação do número N previsto para a via, dimensionamento das estruturas dos pavimentos, análise mecanicista, estimativa de custos para cada uma das estruturas e comparativo.

Biografia do Autor

Diego de Oliveira Martins, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista/UNESP (2009), mestrado (2013) e doutorado (2019) em Ciências pela Engenharia de Transportes da Universidade de São Paulo/USP e a segunda graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Central Paulista/UNICEP (2022). Trabalhou como Professor Substituto (2019-2021) e Professor Voluntário (2021-2022) na Universidade Federal de São Carlos/UFSCar e Professor Efetivo do Magistério Superior na Universidade Federal de Uberlândia/UFU (2022-2023). Atualmente é Professor Efetivo do Magistério Superior da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar (2023), Professor do Programa de Pós-Graduação em Infraestrutura Urbana/PPGIU (2019) e Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana/PPGEU (2023), onde trabalha com ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Geomática e Engenharia de Transportes, com ênfase em Topografia, Geodésia, Sensoriamento Remoto, Fotogrametria, Sistema de Informação Geográfica, Geoprocessamento, Monitoramento de estruturas, Controle de qualidade, Planejamento e Infraestrutura de transportes.

Francis Massashi Kakuda, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Geotecnia pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é servidor federal pela Universidade Federal de São Carlos ? UFSCar, no cargo de Professor do curso de Engenharia Civil (Deciv-UFSCar). Tem experiência na área de engenharia civil, com ênfase em Infraestrutura de Transportes, geotecnia e aplicações de geossintéticos em obras de engenharia civil.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Ramos Paixão, R. ., de Oliveira Martins, D., & Massashi Kakuda, F. (2024). ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE MÉTODOS DE DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTO FLEXÍVEL. ESTUDO DE CASO: ESTRADA MUNICIPAL BOA ESPERANÇA EM CAMPINAS-SP. Engenharia Urbana Em Debate, 5(1). https://doi.org/10.14244/engurbdebate.v5i1.123

Edição

Seção

Transportes