INSTRUMENT OF EVALUATION OF THE PERCEPTION OF SECURITY OF PEDESTRIAN IN URBAN SPACE BASED ON THE AHP METHOD

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/engurbdebate.v4i2.112

Keywords:

Desafios das mulheres no transporte, Planejamento urbano, Método multicritério

Abstract

Para tornar a caminhada mais atrativa no espaço urbano, é importante se atentar à percepção de seguridade, a qual pode ser experimentada independentemente da taxa real de criminalidade, estando associada a características do ambiente construído, bem como a particularidades do pedestre, como o gênero, por exemplo. Assim, o objetivo desta pesquisa é definir um instrumento de avaliação da percepção de seguridade de pedestres no espaço urbano, utilizando aspectos e medidas de planejamento previamente selecionados. Como métodos, têm-se: (i) a estruturação do instrumento, adaptando o método AHP; e (ii) divulgação e aplicação em formulário eletrônico. Como resultados, obtêm-se: (i) hierarquia de priorização de aspectos: circulação de pessoas (0,32), fiscalização (0,26), atratividade do espaço urbano (0,22) e manutenção viária (0,21); (ii) aspectos com diferentes pesos entre os gêneros feminino e masculino; e (iii) relato de 53,33% dos homens e 76,19% das mulheres como inseguros ao caminhar. A contribuição deste artigo está em subsidiar o planejamento sobre o que deve ser priorizado no espaço urbano visando cidades perceptivelmente mais seguras para pedestres, principalmente para as mulheres.

Author Biographies

Lara Reis Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos

Lara Reis Rodrigues, 24, é natural de Franca, SP, Brasil. Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade de Franca - UNIFRAN (2017-2021). Mestranda em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (PPGEU/UFSCar) (2022- ), com ênfase na área de Transportes, na linha de pesquisa "Gestão, Planejamento e Tecnologias aplicados à Engenharia Urbana" e no tema "Planejamento da Mobilidade Urbana com apoio de SIG", sendo Bolsista de Mestrado da CAPES. Durante sua graduação, realizou monitoria, organizou e ministrou oficinas, participou de eventos acadêmicos científicos, desenvolveu e publicou pesquisas e realizou iniciação científica voluntária nas áreas de planejamento urbano e regional e de planejamento de transportes, com foco em mobilidade urbana sustentável. No mestrado, realizou estágio de capacitação docente na disciplina de "Planejamento de Transporte", do curso de graduação de Engenharia Civil da UFSCar, participou, publicou e apresentou trabalhos em eventos acadêmicos científicos e concentrou suas pesquisas em caminhabilidade, seguridade percebida e gênero. Tem experiência em Arquitetura e Urbanismo.

Rochele Amorim Ribeiro, Professora Doutora, Universidade Federal de São Carlos

Rochele Amorim Ribeiro é professora no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (2004) e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Engenharia de Transportes pela USP - São Carlos (2011) Durante a graduação foi bolsista PROREXT-UFRGS na atividade de Extensão Universitária. Ademais, foi estagiária CIEE na Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura de Canoas e em escritórios de arquitetura e urbanismo. Durante o mestrado foi bolsista CAPES. Publicou trabalhos científicos em congressos nacionais e internacionais na área de Planejamento Urbano e em Transportes. Em 2006 participou de um estágio de investigação na Universidade do Minho (Braga ? Portugal) na área de Desenvolvimento Urbano Sustentável, sob orientação do Prof. Dr. Rui António Rodrigues Ramos. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Expressão Gráfica, Geoprocessamento, Mobilidade Urbana e Modelagem computacional.

References

BARNETT, Simon. Creating Walkable Urban Environments. Engineering Sustainability, v. 159, 2006, p. 91-97.

BRASIL. Lei n° 13.718, de 24 de setembro de 2018. 2018. Tipifica os crimes de importunação sexual e de divulgação de cena de estupro. Congresso Nacional, Brasília, DF. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13718.htm>. Acesso em: 12 de maio de 2022.

CARBONARI, Flávia; LIMA, Renato Sérgio de. Cidades seguras. O Estatuto da Cidade e a Habitat III: um balanço de quinze anos da política urbana no Brasil e a Nova Agenda Urbana, 2016, p. 85-106.

CECCATO, Vania; LOUKAITOU-SIDERIS, Anastasia. Fear of sexual harassment and its impact on safety perceptions in transit environments: a global perspective. Violence against women, v. 28, n. 1, 2022, p. 26-48.

CECCATO, Vania. Women’s transit safety: making connections and defining future directions in research and practice. Crime Prevention and Community Safety, v. 19, 2017, p. 276-287. DOI: https://doi.org/10.1057/s41300-017-0032-5

FREATO, Maria Paula Rosa. Método de avaliação para redes cicloviárias entre cidades inseridas em regiões metropolitanas utilizando geotecnologias. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

GEKOSKI, Anna; GRAY, Jacqueline M.; HORVATH, Miranda A. H.; EDWARDS, Sarah; EMIRALI, Alive; ADLER, Joanna R. What works’ in reducing sexual harassment and sexual offences on public transport nationally and internationally: A rapid evidence assessment. London: British Transport Police and Department for Transport, 2015, 104 p.

GORDON, Margaret T.; RIGER, Stephanie. The female fear. New York: The Free Press, 1989, 230 p.

GOTTSCHALK-MAZOUZ, Niels. Philosophical Perspectives on Safety and Risk. In: RAUE, Martina; STREICHER, Bernhard; LERMER, Eva (eds.). Perceived Safety: A Multidisciplinary Perspective. Cham, Switzerland: Springer, 2019, p. 27-41.

JACKSON, Jonathan; GRAY, Emilly. Functional fear and public insecurities about crime. British Journal of Criminology, v. 50, n. 1, 2010, p. 1–22. DOI: https://doi.org/10.1093/bjc/azp059

LIZÁRRAGA, Carmen; MARTÍN-BLANCO, Cathaysa; CASTILLO-PÉREZ, Isabel; CHICA-OLMO, Jorge. Do University Students’ Security Perceptions Influence Their Walking Preferences and Their Walking Activity? A Case Study of Granada (Spain). Sustainability, v. 14, n. 3, 2022, p. 1880.

LOUKAITOU-SIDERIS, Anastasia. Is it safe to walk here?. Research on Women’s Issues in Transportation: Transportation Research Board Conference Proceedings 35, National Academies, v. 2, n. 1, 2004, p. 102-112.

MONTANER, Josep Maria; MUXÍ, Zaida. Arquitetura e política: ensaios para mundos alternativos. Tradução de Frederico Bonaldo. São Paulo: Gustavo Gili, 2014, 1 edição, 253 p.

NEWMAN, Oscar. Defensible Space: Crime Prevention Through Urban Design. MacMillan Company, New York, v. 2, 1972.

NOURANI, Farid; ANTONELLO, Sérgio Luis; GOVONE, José Silvio. Vitimização de estudantes universitários em sua mobilidade urbana em Rio Claro, São Paulo. Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia, v. 17, n. 1, 2019, p. 175-195.

PAULA, Beatriz Lima de; CERRI, Leandro Eugenio da Silva. Aplicação do Processo Analítico Hierárquico (AHP) para priorização de obras de intervenção em áreas e setores de risco geológico nos municípios de Itapecerica da Serra e Suzano (SP). Geociências, São Paulo, v. 31, n. 2, 2012, p. 247-257.

RODRIGUES, Lara Reis; RIBEIRO, Rochele Amorim. O caminhar e a percepção de (in)seguridade pelas mulheres no espaço público: uma proposta de medidas de planejamento urbano. Scientific Journal ANAP, v. 1, n. 3, 2023. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/3863. Acesso em: 30 de junho de 2023.

SAATY, R. W. The analytic hierarchy process – what it is and how it is used. Mathematical Modelling, v. 9, n. 3-5, 1987, p. 161-176.

SAATY, Thomas Lorie. Método de Análise Hierárquica. Tradução de Wainer da Silveira e Silva. São Paulo: McGraw-Hill Publisher, Makron, 1991, 367 p.

SILVA, Otávio Henrique da. Proposta de modelo para avaliação de espaços para pedestres quanto à percepção de seguridade. 2022. 180 f. Tese (Doutorado em Engenharia Urbana) – Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

Published

2024-02-15 — Updated on 2024-02-16

Versions

How to Cite

Reis Rodrigues, L., & Amorim Ribeiro, R. (2024). INSTRUMENT OF EVALUATION OF THE PERCEPTION OF SECURITY OF PEDESTRIAN IN URBAN SPACE BASED ON THE AHP METHOD. Urban Engineering in Debate, 4(2), 6–17. https://doi.org/10.14244/engurbdebate.v4i2.112 (Original work published February 15, 2024)

Issue

Section

Transportes