OS MUNICÍPIOS PAULISTAS VISTOS COMO CIDADES INTELIGENTES:

VERIFICAÇÃO DO SERVIÇO GRATUITO DE INTERNET COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Acesso à internet, Democratização da informação, Conectividade, Políticas públicas

Resumo

O termo “Smart City” tem se tornado mais recorrente nos últimos anos para qualificar cidades que, valendo-se da tecnologia, promovem a gestão inteligente, estratégica e participativa. Sob esta ótica, a internet surge como ferramenta crucial na integração entre o cidadão, a cidade e o poder público à medida em que figura como um meio viável ao fluxo de dados e ao acesso democrático da informação. A complexidade do conceito de “Smart City”, o fato de que o título de “cidade inteligente” é auto declaratório e, para além disso, a segregação socioeconômica e espacial dos cidadãos torna necessária a análise crítica dos serviços fornecidos à população para justificar tal título. Neste sentido, o trabalho visa avaliar a efetividade do serviço público de acesso gratuito à internet prestado por cidades consideradas Smart Cities no estado de São Paulo, olhando para a conectividade como meio de acesso à informação. Foram analisados três municípios de três mesorregiões paulistas diferentes quanto a distribuição espacial dos pontos de acesso à internet e coletados, em campo, os dados relacionados à qualidade da conexão através de softwares de monitoramento executados em um notebook e um smartphone. Aplica-se o método de estudo de casos múltiplos e a análise qualitativa de dados obtidos. Os resultados encontrados possibilitaram a comparação entre pontos de acesso e municípios, o que evidenciou a distribuição pouco eficiente dos pontos de acesso à internet e, em algumas situações, a total indisponibilidade do serviço ao munícipe. A discussão aponta a fragilidade da infraestrutura tecnológica voltada à informação e comunicação nos municípios brasileiros; o que desfavorece regiões mais vulneráveis das cidades e debilita a concepção de cidades inteligentes.

Biografia do Autor

Elza Luli Miyasaka, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora Adjunta Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos DECiv|UFSCar_DOUTORADO pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo IAUSC_USP - Grupo ArquiTec (out/2017), atualmente pesquisa Déficit Habitacional, Instrumentos Urbanos, Instrumentos para o Patrimonio Histórico, tecnologias aplicadas, fotografia e processos de produção de superfícies complexas. Mestrado em ARQUITETURA E URBANISMO - USP Grupo Nomads.usp (2011). Curadora do acervo de negativos de Tony Miyasaka.

Beatriz Campos Fialho, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Ciências - Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU/USP), com pesquisa na área de concentração de Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia. Atua desde 2019 como Arquiteta e Urbanista da Secretaria Geral de Gestão do Espaço Físico da Universidade Federal de São Carlos (SeGEF/UFSCar) na coordenação e desenvolvimento de projetos e diretrizes para o espaço físico universitário. Membro do Grupo de Pesquisa Cidades e Pessoas: Conectadas (CCET/UFSCar). Bolsista CAPES no Programa de Doutorado Sanduíche (PDSE) entre 2018 e 2019 na University of Bath, Inglaterra. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (2009) e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012).

Referências

CRAMOLICHI, S. C.; MIYASAKA, E. L.; FIALHO, B. C. OS MUNICÍPIOS PAULISTAS VISTOS COMO CIDADES INTELIGENTES: VERIFICAÇÃO DO SERVIÇO GRATUITO DE INTERNET COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO. Repositório Institucional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 02 mai. 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19967. Acesso em: 07 ago. 2024.

Downloads

Publicado

2025-12-17

Como Citar

Cramolichi, S. C., Miyasaka, E. L., & Fialho, B. C. (2025). OS MUNICÍPIOS PAULISTAS VISTOS COMO CIDADES INTELIGENTES:: VERIFICAÇÃO DO SERVIÇO GRATUITO DE INTERNET COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO. Engenharia Urbana Em Debate, 6(1), 106–107. Recuperado de https://engurbdebate.ufscar.br/index.php/engurbdebate/article/view/132

Edição

Seção

Resumos de teses/Dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)