AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO DO RESIDENCIAL PITANGUEIRAS, UM CONJUNTO HABITACIONAL DO PROGRAMA “MINHA CASA MINHA VIDA” NO MARANHÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59550/engurbdebate.v2i1.14

Palabras clave:

Vivienda social. Evaluación Post-Ocupación. Política habitacional. Infraestructura urbana.

Resumen

El artículo aborda el tema de la evaluación de la vivienda social ofrecida por el Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) en Maranhão, presentando la Evaluación Post-Ocupación (EPO) del Residencial Pitangueiras, ubicado en São José de Ribamar (MA), con énfasis en la calidad del entorno construido y en la infraestructura para el conjunto habitacional. Esta EPO utiliza el cuestionario, el walkthrough y el análisis del proyecto de la vivienda como procedimientos de recopilación de datos. Los resultados de la evaluación de comportamiento y de la evaluación técnica fueron analizados simultáneamente con el fin de generar información útil para la edificación evaluada y para futuros proyectos similares. Pese a la satisfacción de los usuarios con elementos relacionados con el proyecto arquitectónico del apartamento, el análisis integrado de los resultados apunta al incumplimiento de las normas técnicas y a la inserción urbana ineficiente, destacando la distancia del complejo habitacional al centro de trabajo y la baja oferta de servicios comerciales y de apoyo.

Biografía del autor/a

Isabella Gaspar Sousa, Universidade de Brasília _ UnB

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2008), Pós-graduação em Design de Interiores pela Universidade CEUMA (2011), MBA em Gerenciamento de Obras, Tecnologia e Qualidade da Construção pelo IPOG de Brasília (2015), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília - UnB (2017) e atualmente cursa o Doutorado em Arquitetura e Urbanismo da UnB. Tem experiência na área de projetos de edificação e qualidade de obras e interesse por temas como avaliação pós ocupação, qualidade do ambiente construído, habitação social e teoria, história e crítica da arquitetura e urbanismo. Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário IESB (Brasília) e sócia da Santa Cruz Engenharia Ltda., sendo responsável pela implantação e coordenação do Sistema de Gestão da Qualidade em diversas obras da empresa.

Jaime Gonçalves de Almeida, Universidade de Brasília

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/UnB), concluída em 1973, mestrado em Planejamento Urbano pela FAU/UnB, finalizado em 1982, e doutorado em Arquitetura pela ''Architectural Association School of Architecture'' (AA), Inglaterra, defendido em 1994. Desde 1980 é docente da FAU/UnB, na categoria de professor Associado IV. A partir de 2007, exerce o cargo de Diretor do Centro de Pesquisa e Aplicações de Bambu e Fibras Naturais (CPAB/UnB). No MEC, de 1975 a 1980 desempenhou atividades de planejamento e projeto de arquitetura e urbanismo lidando com planos diretores de campi,programação e projetos de edificações, entre outras, das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Na FAU/UnB, desenvolve duas frentes principais de trabalho voltadas para o conhecimento e a prática da arquitetura e urbanismo. A primeira, no CPAB/UnB, lidera um grupo de pesquisa interdisciplinar e nacional responsável por atividades de P&De de extensão universitária sobre a industrialização do bambu com a madeira (material Flex). A pesquisa desenvolve atividades de capacitações, divulgação de conhecimento e realização de ensaios, prototipagens e avaliações. Trata-se, porém, de uma produção técnica, sustentável e socialmente inclusiva. A segunda, no ensino-aprendizagem da FAU/UnB, caracteriza-se pela atuação holística e não especializada da arquitetura e urbanismo, cujo foco é no projeto e a sua pedagogia e, também,nos estudos sobre o espaço construído. Trabalha com as humanidades (artes-estética, cultura, educação, hermenêutica filosófica, história e teoria). Porém, a questão do projeto de arquitetura e urbanismo permeia as duas frentes de trabalho. 

Citas

ABIKO, A., ORNSTEIN, S. Inserção urbana e avaliação pós-ocupação (APO) da habitação de interesse social. São Paulo: FAUUSP, 2002.

ANDRADE, L., DEMARTINI, J., CRUZ, R A banalidade do mal na arquitetura: desafios de projetos do Programa Minha Casa, Minha Vida. E-Metropolis, v.5, n.17, p.52-61, 2014.

BURNETT, C. São Luís por um triz: escritos urbanos e regionais. São Luís: UEMA, 2012.

CARDOSO, A., ARAGÃO, T. Do fim do BNH ao Programa Minha Casa Minha Vida: 25 anos da política habitacional no Brasil. In: CARDOSO (org.). O programa Minha Casa Minha Vida e seus efeitos territoriais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013. p.17-65.

CARDOSO, A., ARAGÃO, T., ARAUJO, F Habitação de Interesse Social: política ou mercado? Reflexos sobre a construção do espaço metropolitano. In: Anais... XIV ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR. Rio de Janeiro: ANPUR, 2011.

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. Déficit habitacional no Brasil 2015. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 2018.

INSTITUTO MARANHENSE DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS E CARTOGRÁFICOS – IMESC Relatório de Pesquisa 1.2: Região Metropolitana da Grande São Luís. Brasília: IPEA, 2014.

ONO, R., ORNSTEIN, S., FRANÇA, A., VILLA, S. Avaliação pós-ocupação: na arquitetura, no urbanismo e no design – da teoria à prática. São Paulo: Oficina de Textos, 2018.

RHEINGANTZ, P. et. al. Observando a qualidade do lugar: procedimentos para a avaliação pós – ocupação. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.

ROLNIK, R. Direito à moradia. Desafios do desenvolvimento. Brasília: IPEA, N.51, p.41, 2009.

ROLNIK, R. et al O Programa Minha Casa Minha Vida nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas: aspectos socioespaciais e segregação. Cad. Metrop., v.17, n.33, 2015. p.127-154.

ROMERO, M., ORNSTEIN, S. Avaliação Pós-ocupação: Métodos e Técnicas Aplicados à Habitação Social. Porto Alegre: HABITARE/FINEP, 2003.

VILLA, S., SARAMAGO, R., GARCIA, L., Avaliação pós-ocupação no Programa Minha Casa Minha Vida: Uma experiência metodológica. Uberlândia: UFU/ PROEX, 2015.

VILLA, S. B., ORNSTEIN, S. W. Qualidade ambiental na habitação: avaliação pós-ocupação. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.

Publicado

2021-06-24 — Actualizado el 2021-06-24

Versiones

Cómo citar

Gaspar Sousa, I., & Gonçalves de Almeida, J. (2021). AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO DO RESIDENCIAL PITANGUEIRAS, UM CONJUNTO HABITACIONAL DO PROGRAMA “MINHA CASA MINHA VIDA” NO MARANHÃO. Engenharia Urbana Em Debate, 2(1), 124–138. https://doi.org/10.59550/engurbdebate.v2i1.14