Gestão de águas pluviais em áreas já urbanizadas: Aplicação da Matriz SWOT para a caracterização de Técnicas Compensatórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59550/engurbdebate.v2i1.9

Palavras-chave:

Técnicas Compensatórias, Drenagem Urbana, Matriz SWOT

Resumo

Devido ao aumento da população e assim, consequentemente, a impermeabilização do solo, houve uma necessidade de avaliar a eficiência das técnicas de drenagem convencionais, e introduzindo técnicas compensatórias em áreas urbanas como uma alternativa mais sustentável para prevenir enchentes nas cidades. O seguinte trabalho baseou-se numa revisão bibliográfica em publicações sobre Técnicas Compensatórias para conseguir encontrar suas características primordiais para serem implantadas em uma área já urbanizada. A partir dessa revisão, foi possível utilização da ferramenta de avaliação de Matriz SWOT para conseguir identificar as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças de cada Técnicas Compensatórias para assim, poder serem avaliadas antes de sua implantação, e conseguir definir qual técnica será mais apropriada a ser construída em uma área já urbanizada. Como conclusão, foi possível uma classificação mais detalhada das Técnicas Compensatórias, analisando seus pontos principais positivos e negativos que precisam ser destacados antes de sua implantação, sempre visando a necessidade da escolha do local primeiramente para depois poder avaliar qual técnica melhor irá satisfazer as necessidades a serem sanadas ou minimizadas de acordo com a área estudada.

Referências

BAPTISTA, M. B.; NASCIMENTO, N. O.; BARRAUD, S. Técnicas Compensatórias em Drenagem Urbana. 2 edição. Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), 2015.

BARBASSA, A. P.; ANGELINI SOBRINHA, L.; MORUZZI, R. B. Poço de infiltração para o controle de enchente na fonte: avaliação das condições de operação e manutenção. Ambiente Construído, Porto Alegre, 2014.

ICFConstrutora, 2016. Disponível em < http://www.icfconstrutora.com.br//template/uploads/institucional/29.jpg > Acesso em: 10 de julho de 2020.

LUCAS, H. A. Monitoramento e Modelagem de um Sistema Filtro-Vala-Trincheira de Infiltração em escala real. Dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana – UFSCar, 2011.

PERONI, C. Z. Avaliação de Bacias de Detenção na Gestão de Águas Pluviais em Araraquara, SP. Dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana – UFSCar, 2018.

REIS, R. P. A.; OLIVEIRA, L. H.; SALES, M. M. Sistemas de drenagem na fonte por poços de infiltração de águas pluviais – Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2008.

RIGHETTO, A. M. Manejo de Águas Pluviais Urbanas. Rio de Janeiro: ABES, 2009.

Resin Fantasy Floor, 2016. Disponível em <http://www.resinfantasyfloor.com/media/slide/drenanti/1200x500_2.jpeg> Acesso em: 10 de julho de 2020.

TOMINAGA, E. N. S. Urbanizaçao e cheias: medidas de controle na fonte. Dissertação. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2013.

TUCCI, C. E. M. Água Doce – Capítulo 14, Água no Meio Urbano. 1ª edição – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1997.

TUCCI, C. E. M.; BERTONI, J. C. Inundações Urbanas na América do Sul, 1ª edição - Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), 2003.

SILVA, A. A.; SILVA, N. S.; BARBOSA, V. A.; HENRIQUE, M. R.; BAPTISTA, J. A. A Utilização da Matriz SWOT como Ferramente Estratégica – um Estudo de Caso em uma Escola de Idioma em São Paulo. VIII Simósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2011.

Downloads

Publicado

2021-06-24

Como Citar

Lamorea Veiga Lopes, B., & Arantes do Nascimento Teixeira, B. (2021). Gestão de águas pluviais em áreas já urbanizadas: Aplicação da Matriz SWOT para a caracterização de Técnicas Compensatórias. Engenharia Urbana Em Debate, 2(1), 70–80. https://doi.org/10.59550/engurbdebate.v2i1.9

Edição

Seção

Saneamento

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.