LEVANTAMENTO DE DADOS PARA GESTÃO DE REAPROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS DA ARBORIZAÇÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.59550/engurbdebate.v4i1.83Palavras-chave:
resíduos, arborização urbana, sustentabilidade, educação ambientalResumo
É grande a demanda para as questões de redução dos resíduos sólidos urbanos a nível nacional, na qualse incluem os resíduos da poda urbana. Não existem leis e diretrizes específicas direcionadas aos resíduos da poda, estando assim enquadrados nas leis de limpeza pública urbana. O material verde oriundo da poda gera grande volume de resíduos, sendo necessário buscar possibilidades, recursos para o reuso desses resíduos orgânicos e, através de viabilidades técnicas, sustentáveis e de reaproveitamento promover a minimização e fazer o descarte ambientalmente correto. A arborização urbana, como elemento importante no plano urbano deum município, é benéfica para todas as qualidades de vida, e os resíduos por ela gerados são matérias-primas abundantes, sustentáveis com grande variação de uso. Para trabalhar de forma adequada esses resíduos, é preciso uma gestão sadia sustentalvelmente. A utilização dos resíduos da poda é um recurso de baixo custo, vantajoso por conta da sua variedade arbórea de aplicação. Desenvolver um plano de gestão de reaproveitamento de resíduos da poda que possa explorar melhor o insumo orgânico, contribuindo com o ambiental, social e econômico. Criar soluções que permitam ações integradas, gerando trabalho, aprendizado, renda e economiaao município, além de educação ambiental. A gestão como forma de reaproveitamento éo dispositivo de valorização de todo material, é o estímulo ao desenvolvimento sustentável, é o inserir doolhar para a renovação doque pode ser reaproveitado. Agregar valores e, de forma econômica e combinada, aumentar a capacidade como matéria-prima orgânica, proporcionando ações ecológicas para o município e da sociedade em geral quanto aos benefícios do reaproveitamento e utilização dos insumos da poda urbana.
Referências
Agenda 2030. Plataforma de ação para acompanhar a implementação da Agenda 2030 no Brasil. Disponível em:. Acesso em 04/2021.
BRASIL. Política Nacional de Resíduos sólidos. Lei nº 12.205/2010. Disponível em: . Acesso em 03/2021.
BUCKERIDGE, M. Árvores Urbanas em São Paulo: Planejamento, economia e água. Estudos Avançados 29 (84). São Paulo, 2015.
MEIRA, A.M. Gestão de Resíduos da Arborização urbana. Tese: (Doutorado em ciências. Área de concentração: Recursos Florestais com opção em tecnologia de produtos florestais)- Universidade de são Paulo. Piracicaba, 2010.
SILVA FILHO, D.F. Videografia Aérea Multiespectral em Silvidultura Urbana. Ambiência Arapuava, PR. Edição Especial, v.2 p.55-68, abr.2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Leda Maria de Almeida Nelo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.