ESTUDOS DE TRÁFEGO PARA TOMADA DE DECISÃO REFERENTES À IMPLANTAÇÃO DE UM NOVO POLO GERADOR DE VIAGEM - PGV EM SÃO JOÃO DA BOA VISTA-SP
DOI:
https://doi.org/10.59550/engurbdebate.v1i1.104Palavras-chave:
Estudos e simulações de tráfego, geração de viagens e tomadas de decisãoResumo
Este trabalho apresenta um estudo de impacto de trânsito relacionado à implantação de um novo Polo Gerador de Viagem – PGV - Supermercado, em São João da Boa Vista – SP, Brasil. Seu principal objetivo é realizar uma análise baseada em simulações de tráfego, geração de viagens e variáveis socioespaciais, com a finalidade de subsidiar decisões de gerenciamento viário referentes à instalação desse novo PGV. A metodologia adotada foi baseada na análise do Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV, na caracterização do projeto arquitetônico, nas análises das características físico-operacionais e socioeconômicas da área de influência, na caracterização das condições físico-operacionais do sistema viário, na análise dos serviços de transporte, na geração de viagens e nas simulações de tráfego. Como resultados, obtiveram-se as análises das simulações de tráfego e as sugestões de melhorias. Dessa forma, em outra etapa, por meio de reuniões, uma junta profissional da prefeitura analisou todas as propostas sugeridas pela consultoria e tomaram as decisões mais condizentes ao local. Nesse sentido, concluiu-se que, este trabalho facilitou a tomada de decisão relacionada às melhorias viárias, tais como, a sinalização horizontal e vertical, a geometria viária e ao fluxo de veículos no local da implantação.
Referências
ADH-ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO BRASIL. Disponível em: http://atlasbrasil.org.br/2013/. Acessado em 28 de abril de 2020. 228
CET - COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO DE SÃO PAULO (1983) Polos Geradores de Tráfego. BoletimTécnico no 32. Prefeitura de São Paulo.
DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito (2001) Manual de procedimentos para o tratamento de polos geradores de tráfego. Brasília: DENATRAN/FGV.
DER - DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM DE SANTA CATARINA DIRETORIA DE ESTUDOS E PROJETOS. Manual para Cálculo da Capacidade de Interseções sem Semáforo. Santa Catarina. 2000. 37 pg.
FREITAS, G, RAIA JR, A. A. Metodologia de delimitação de área de influência para supermercados com uso de geoprocessamento. In: ANPET – Congresso de pesquisa e ensino em transportes – Belo Horizonte – MG, 2011.
GALARRAGA, J.; HERZ, M; ALBRIEU, L.; DEPIANTE, V, E; PASTOR, G. Características de los Viajes en Hipermercados de la Ciudad de Córdoba – Argentina. XIV CLATPU Congresso Latinoamericano de Transporte Público y Urbanismo. Rio de Janeiro, 2007.
GONTIJO, G. A. DA S. Modelos e taxas de atração de viagens para PGVs - Hospitais públicos localizados em cidades de médio porte do interior do estado de São Paulo. 2012. 220 f. Tese (Dout. em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Classificação Nacional das Atividades Econômicas,2002. Disponível em<https://concla.ibge.gov.br/classificacoes/por-tema/atividades-economicas/classificacao-nacional-de-atividades-economicas.html>. Acessado em 28 de abril de 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. IBGE- cidades. Panorama do Município de SBV. Disponível em <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/sao-joao-da-boa-vista/panorama>. Acessado em 28 de abril de 2020.
PORTUGAL, L. da. S., GOLDNER. L. G. Estudo de Polos Geradores de Tráfego e de seus impactos nos sistemas viários e de transportes.Ed. Edgard Blucher: São Paulo, Ltda. 1o edição, 2003.
PORTUGAL, Polos Geradores de Viagens orientados à qualidade de vida e ambiental: modelo e taxas de geração de viagens. Org. Licínio da Silva Portugal. Rio de Janeiro: interciência, 2012.
PM-SJBV. Lei complementar no 4.516, de 20 de agosto de 2.019. Plano Diretor, SJBV, SP. 2019.
SILVA, L. R. Metodologia de delimitação da área de influênciados pólos geradores de viagens paraestudos de Geração de Viagens – Umestudo de caso nos Supermercadose Hipermercados. Dissertação(Mestrado). Universidade de Brasília,DF, 171 p, 2006.
SOUZA, L.A.de. Estudo de impacto de vizinhança - EIV - Supermercado. São João da Boa Vista-SP, 2019. Disponível em <https://saojoao.sp.gov.br/departamentos/gestao-e-planejamento-urbano/estudo-e-relatorio-de impacto-de-vizinhanca>. Acessado em 28 de abril de 2020.
SUMO. Simulation of Urban Mobility. Disponível em < http://sumo.dlr.de/ index.html>. Acesso em 20 de abrilde 2020.
TRANSPORTATION RESEARCH BOARD – TRB. Highway Capacity Manual. TRB, Nacional, Research Council, Washington, D.C., 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Geisa Aparecida da Silva Gontijo, Raphael Bassi Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.