PERFIL DE INTERESSADAS/OS EM PARTICIPAR DE UM PROJETO COMUNITÁRIO DE COMPOSTAGEM URBANA

Autores/as

  • Bruna Aparecida Silva de Aquino Graduanda em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
  • Anna Carolina Espósito Sanchez Mestrado em andamento em Educação, Universidade Federal do Paraná, UFPR https://orcid.org/0000-0003-0825-2758
  • Valéria Ghisloti Iared Universidade Federal do Paraná, Departamento de Biodiversidade - Setor Palotina. https://orcid.org/0000-0002-1082-9870

DOI:

https://doi.org/10.59550/engurbdebate.v1i1.99

Palabras clave:

Educação Ambiental, Consumo sustentável, Resíduo orgânico

Resumen

O presente estudo buscou mapear o perfil dos cidadãos do município que apresentaram interesse em fazer parte do projeto Palotina recicla o orgânico. O consumo e a destinação
correta dos resíduos sólidos estão entre as problemáticas socioambientais que mais influenciam as sociedades atuais, e a educação ambiental possui uma importante atuação nesses campos. Desse modo, o projeto Palotina recicla o orgânico tem o intuito de sensibilizar a comunidade quanto a segregação dos resíduos em três frações (orgânico, reciclável e rejeito) bem como implementar a compostagem domiciliar e comunitária, visando a construção e consolidação de uma política pública municipal de resíduos orgânicos. A presente pesquisa tem caráter documental e analisou 634 fichas de interesse preenchidas por residentes do município de Palotina (Paraná) interessados em participar da proposta. Essas fichas foram elaboradas pela equipe executora do projeto e foram utilizadas para selecionar os participantes que receberiam as composteiras domésticas. As respostas dessas questões foram sistematizadas em planilhas, agrupadas e categorizadas, compondo o corpus de análise do estudo. A análise dos resultados identificou uma presença maior do público feminino e a pouca mobilização em relação a problemática do resíduo orgânico, apesar do reconhecimento do problema. O presente estudo reforça a importância da educação ambiental na transformação e emancipação do indivíduo e coletivo. Além disso, são necessários mais estudos para compreender e aprofundar o perfil dos participantes e como suas percepções estão sendo construídas ao longo do projeto.

Biografía del autor/a

Bruna Aparecida Silva de Aquino, Graduanda em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

Graduada em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina (2020). Cursando Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Realizou estágio e participa de projeto de extensão na área de Educação Ambiental. Atualmente atua como Assistente Técnica em Compostagem no projeto municipal Palotina Recicla o Orgânico. 

Anna Carolina Espósito Sanchez, Mestrado em andamento em Educação, Universidade Federal do Paraná, UFPR

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná e mestranda em Educação (Linha de Pesquisa: Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação) pela mesma Instituição. Desenvolve pesquisa na área de Educação Ambiental e participa do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade, registrado e certificado pelo CNPq. Atuou como bolsista e voluntária, através do projeto Práticas de investigação por meio de protocolos comuns compartilhados em rede, no Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola ? PICCE (2022). Durante a graduação atuou em atividades de pesquisa e extensão, como bolsista (2018) e voluntária (2019/2021) no projeto de extensão ?Palotina Recicla o Orgânico?. Foi bolsista de iniciação científica pelo CNPq (2019/2020), desenvolvendo o projeto ?Educação Ambiental e Percepção Ambiental sobre o Gambá em um Grupo de Idosos?. No período de 2020/2021, desenvolveu o projeto de pesquisa ?A educação ambiental nas escolas da rede pública de ensino do Estado do Paraná: uma análise de projetos escolares e práticas pedagógicas no Ensino Fundamental e Médio ? Núcleo Toledo?, também como bolsista. 

Valéria Ghisloti Iared, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Biodiversidade - Setor Palotina.

Graduada em licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Especialista em Educação Ambiental pelo Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (CRHEA/ EESC/ USP). Mestra em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar (2010) Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Participa do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade, registrado e certificado pelo CNPq. É membro (Affiliate member) do Education, Environment and Sustainability (EES) Faculty Research Group da Monash University (Melbourne, Austrália), da Rede de Educação Ambiental do Paraná (REA -PR), da Rede Brasileiria de Educação Ambiental (REBEA) e Rede Universitária de Programas de EA para Sociedades Sustentáveis (RUPEA). É associada da Aliança Tropical de Pesquisa da Água (TWRA: Tropical Water Research Alliance) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (Setor Palotina) e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Educação/ UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas/ UFPR. 

Citas

BEZERRA, F. C. et al. Educação Ambiental para a Sustentabilidade: a redução do lixo orgânico na comunidade acadêmica por meio do processo de compostagem. Id OnLine Revista de Psicologia, [S.L.], v. 13, n. 43, p. 1121-1131, nov. 2018.

BRASIL. Lei n°9.795, de 27 de abril de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental.

BRASIL. Lei no 12305, de 2 de agosto de 2010. Política Nacional de Resíduos Sólidos.

PEDRUZZI, A. das N. Promovendo a Educação Ambiental através da compostagem domiciliar. Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, [S.L.], v. 6, edição especial, maio 2020.

CARVALHO, L. M. Educação e Meio Ambiente na Escola Fundamental. Projeto Revista de Educação, Porto Alegre, v. 2, 9-18, 1999.

CARVALHO, I. C. de M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011. Conselho Estadual do Meio Ambiente 156 (CEMA). Resolução no 90, de 03 de dezembro de 2013. Estabelece condições, critérios e dá outras providências, para empreendimentos de compostagem de resíduos sólidos de origem urbana e de grandes geradores e para o uso do composto gerado. Curitiba, 03 dez. 2013.

Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Resolução no 481, de 3 de outubro de 2017. Estabelece critérios e procedimentos para garantir o controle e a qualidade ambiental do processo de compostagem de resíduos orgânicos, e dá outras providências. Brasília, 03 out. 2017.

G1. Portal de notícias da Globo. Dia do Meio Ambiente: 4 em cada 10 brasileiros não separam o lixo, aponta pesquisa Ibope. [S.l], 2018. Disponível em:< https:// g1 .globo.com/natureza/noticia/ dia-do-meio-ambiente-4-em-cada- 10-brasileiros-nao-separam-o-lixo- aponta-pesquisa-ibope .ghtml> . Acesso em 24 de ago. de 2020.

GLOBESCAN; INSTITUTO AKATU. Pesquisa Vida Saudável e Sustentável: Relatório Brasil 2019. Brasil, set. 2019. Disponível em: <https://www.akatu.org.br/ publicacoes/>. Acesso em: 2 set. 2020.

GORNI, P. M.; GOMES, G.; DREHER, M. T. Consciência ambiental e gênero: os universitários e o consumo sustentável. Revista de Gestão Social e Ambiental, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 165-179, 8 nov. 2012.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo, 2010. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ pr/palotina/panorama>. Acesso em: 27 de jul 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE OPINIÃO PÚBLICA E ESTATÍSTICA (IBOPE), Inteligência. Desinformação é maior dificuldade para a reciclagem no Brasil. [S.l], 2018a. Disponível em: . Acesso em 24 de ago de 2020

INSTITUTO BRASILEIRO DE OPINIÃO PÚBLICA E ESTATÍSTICA (IBOPE), Inteligência. Paraná apresenta melhores índices de reciclagem do país. [S.l], 2018b. Disponível em: <https://www.ibopeinteligencia.com/noticias e-pesquisas/parana-apresenta-melhores-indices-de-reciclagem-do-pais/>. Acesso em 24 de ago. 2020.

MAIELLO, A.; BRITTO, A. L. N. de P.; VALLE, T. F. Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Revista de Administração Pública, [S.L.], v. 52, n. 1, p. 24-51, jan. 2018.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável: mulheres e tendências de consumo atuais

e futuras no brasil (principais resultados). Rio de Janeiro: Publit, p. 77, 2012a.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável: Pesquisa nacional de opinião (principais resultados). Rio de Janeiro: Overview, p. 82, 2012b. Ministério do Meio Ambiente (MMA). Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Brasília/DF: MMA, 2020. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, Mulheres. O futuro que as mulheres querem: uma visão do desenvolvimento sustentável para todos. [S.L]: Suazion, p. 44, 2012. OLIVEIRA, S. M. A. da S. de et al. Minicompostagem ecológica: uma estratégia de educação ambiental em escolas de educação básica no município de lages (sc). Revista Brasileira de Educação Ambiental, [S.L.], v. 14, n. 2, p. 102-118, 18 jun. 2019. PALOTINA. Lei Complementar no 166/2019. Institui o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) de Palotina, institui a Política Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. PARANÁ. Lei estadual no 12.493, de 05 de fevereiro de 1999. Política Estadual de Resíduos Sólidos.

PASSOS, A.; XAVIER, J.; BARBOSA, P. F. (org.). Práticas de referência de educação ambiental e comunicação social em resíduos sólidos. Brasília/DF: MMA, 2016. 268 p.

PINTO, G. E.; PIRES, A.; GEORGES, M. R. R. O Antropoceno e a mudança climática: a percepção e a consciência dos brasileiros segundo a pesquisa ibope. Desenvolvimento e Meio Ambiente, [S.L.], v. 54, p. 1-25, 30 jul. 2020 RIO DE JANEIRO. Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, de junho de 1992.

TINEU, R.; FRAGOSO, N. D. Estratégias de comunicação boca a boca para o turismo. Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 116-145, Jun- Dec 2009.

Publicado

2020-12-01

Cómo citar

Silva de Aquino, B. A., Anna Carolina Espósito Sanchez, & Valéria Ghisloti Iared. (2020). PERFIL DE INTERESSADAS/OS EM PARTICIPAR DE UM PROJETO COMUNITÁRIO DE COMPOSTAGEM URBANA. Engenharia Urbana Em Debate, 1(1), 146–159. https://doi.org/10.59550/engurbdebate.v1i1.99

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.