ESTUDOS DE TRÁFEGO PARA TOMADA DE DECISÃO REFERENTES À IMPLANTAÇÃO DE UM NOVO POLO GERADOR DE VIAGEM - PGV EM SÃO JOÃO DA BOA VISTA-SP

Autores

  • Geisa Aparecida da Silva Gontijo Doutorado em Engenharia Urbana, pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
  • Raphael Bassi Filho Mestre em Engenharia Urbana, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.59550/engurbdebate.v1i1.104

Palavras-chave:

Estudos e simulações de tráfego, geração de viagens e tomadas de decisão

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo de impacto de trânsito relacionado à implantação de um novo Polo Gerador de Viagem – PGV - Supermercado, em São João da Boa Vista – SP, Brasil. Seu principal objetivo é realizar uma análise baseada em simulações de tráfego, geração de viagens e variáveis socioespaciais, com a finalidade de subsidiar decisões de gerenciamento viário referentes à instalação desse novo PGV. A metodologia adotada foi baseada na análise do Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV, na caracterização do projeto arquitetônico, nas análises das características físico-operacionais e socioeconômicas da área de influência, na caracterização das condições físico-operacionais do sistema viário, na análise dos serviços de transporte, na geração de viagens e nas simulações de tráfego. Como resultados, obtiveram-se as análises das simulações de tráfego e as sugestões de melhorias. Dessa forma, em outra etapa, por meio de reuniões, uma junta profissional da prefeitura analisou todas as propostas sugeridas pela consultoria e tomaram as decisões mais condizentes ao local. Nesse sentido, concluiu-se que, este trabalho facilitou a tomada de decisão relacionada às melhorias viárias, tais como, a sinalização horizontal e vertical, a geometria viária e ao fluxo de veículos no local da implantação.

Biografia do Autor

Geisa Aparecida da Silva Gontijo, Doutorado em Engenharia Urbana, pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

Doutora em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, com Doutorado Sanduíche na Universidad Politécnica de Madrid - UPM, Mestre em Transportes pela Universidade de Brasília-UnB. Possui Bacharelado e licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Trabalha com docência e pesquisas nas áreas de: Planejamento urbano, engenharia de tráfego, mobilidade urbana e Polos Geradores de Viagens - PGVs. Além disso, atua na elaboração de Estudos de Impacto de Vizinhança - EIV e Relatório de Impacto de Trânsito - RIT para aprovações de projetos em Prefeituras Municipais. Atualmente leciona as disciplinas de geografia e sociologia no ensino médio. 

Raphael Bassi Filho, Mestre em Engenharia Urbana, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar

Graduado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil de Alfenas MG (1985). Mestre em Engenharia Urbana pela Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (UFSCar -2008). Como Engenheiro civil atuou em grandes obras: Construção de Pequena Central Hidrelétrica (PCH - São José, São Joaquim e Cristina),; obras em Pré-moldados de concreto (300.000 m2); Infraestrutura de vias férreas e estradas; Edifícios; Loteamentos; Grandes supermercados e residências. Atuou como Gestor de obras fora do Brasil (África - Angola). Ex.Conselheiro do CREA-SP Ex. Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São João da Boa Vista - SP Como professor universitário atuou no Centro Universitário UNIFEOB; UNIP (Gerenciamento de obras; Pré-fabricados de concreto; Avaliações, laudos e perícias; Técnicas na construção civil; Materiais da Construção Civil; Planejamento urbano; Estradas e Empreendedorismo); atualmente docente na Fundação Hermínio Hometto - FHO (UNIARARAS) - Projeto e construção de estradas; Maciço e obras de terra e Topografia e Geodesia. Grande experiência na área de Engenharia Civil e atualmente consultor, perito judicial e autônomo (Bassi Engenharia).

Referências

ADH-ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO BRASIL. Disponível em: http://atlasbrasil.org.br/2013/. Acessado em 28 de abril de 2020. 228

CET - COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO DE SÃO PAULO (1983) Polos Geradores de Tráfego. BoletimTécnico no 32. Prefeitura de São Paulo.

DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito (2001) Manual de procedimentos para o tratamento de polos geradores de tráfego. Brasília: DENATRAN/FGV.

DER - DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM DE SANTA CATARINA DIRETORIA DE ESTUDOS E PROJETOS. Manual para Cálculo da Capacidade de Interseções sem Semáforo. Santa Catarina. 2000. 37 pg.

FREITAS, G, RAIA JR, A. A. Metodologia de delimitação de área de influência para supermercados com uso de geoprocessamento. In: ANPET – Congresso de pesquisa e ensino em transportes – Belo Horizonte – MG, 2011.

GALARRAGA, J.; HERZ, M; ALBRIEU, L.; DEPIANTE, V, E; PASTOR, G. Características de los Viajes en Hipermercados de la Ciudad de Córdoba – Argentina. XIV CLATPU Congresso Latinoamericano de Transporte Público y Urbanismo. Rio de Janeiro, 2007.

GONTIJO, G. A. DA S. Modelos e taxas de atração de viagens para PGVs - Hospitais públicos localizados em cidades de médio porte do interior do estado de São Paulo. 2012. 220 f. Tese (Dout. em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Classificação Nacional das Atividades Econômicas,2002. Disponível em<https://concla.ibge.gov.br/classificacoes/por-tema/atividades-economicas/classificacao-nacional-de-atividades-economicas.html>. Acessado em 28 de abril de 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. IBGE- cidades. Panorama do Município de SBV. Disponível em <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/sao-joao-da-boa-vista/panorama>. Acessado em 28 de abril de 2020.

PORTUGAL, L. da. S., GOLDNER. L. G. Estudo de Polos Geradores de Tráfego e de seus impactos nos sistemas viários e de transportes.Ed. Edgard Blucher: São Paulo, Ltda. 1o edição, 2003.

PORTUGAL, Polos Geradores de Viagens orientados à qualidade de vida e ambiental: modelo e taxas de geração de viagens. Org. Licínio da Silva Portugal. Rio de Janeiro: interciência, 2012.

PM-SJBV. Lei complementar no 4.516, de 20 de agosto de 2.019. Plano Diretor, SJBV, SP. 2019.

SILVA, L. R. Metodologia de delimitação da área de influênciados pólos geradores de viagens paraestudos de Geração de Viagens – Umestudo de caso nos Supermercadose Hipermercados. Dissertação(Mestrado). Universidade de Brasília,DF, 171 p, 2006.

SOUZA, L.A.de. Estudo de impacto de vizinhança - EIV - Supermercado. São João da Boa Vista-SP, 2019. Disponível em <https://saojoao.sp.gov.br/departamentos/gestao-e-planejamento-urbano/estudo-e-relatorio-de impacto-de-vizinhanca>. Acessado em 28 de abril de 2020.

SUMO. Simulation of Urban Mobility. Disponível em < http://sumo.dlr.de/ index.html>. Acesso em 20 de abrilde 2020.

TRANSPORTATION RESEARCH BOARD – TRB. Highway Capacity Manual. TRB, Nacional, Research Council, Washington, D.C., 2000.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

da Silva Gontijo, G. A. ., & Raphael Bassi Filho. (2020). ESTUDOS DE TRÁFEGO PARA TOMADA DE DECISÃO REFERENTES À IMPLANTAÇÃO DE UM NOVO POLO GERADOR DE VIAGEM - PGV EM SÃO JOÃO DA BOA VISTA-SP. Engenharia Urbana Em Debate, 1(1), 214–229. https://doi.org/10.59550/engurbdebate.v1i1.104